Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaCerqueiraSoaresMartinsSouto_tcc.pdf2,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da pressão sonora provocada pelos modais de transporte em Taguatinga e Águas Claras-DF
Autor(es): Souto, Mariana Cerqueira Soares Martins
Orientador(es): Lima, Clarissa Melo
Assunto: Poluição sonora
Transporte urbano
Brasília (DF) - transporte público
Data de apresentação: 5-Fev-2018
Data de publicação: 2-Out-2018
Referência: SOUTO, Mariana Cerqueira Soares Martins. Análise da pressão sonora provocada pelos modais de transporte em Taguatinga e Águas Claras-DF. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A poluição sonora é um problema ambiental cada vez mais frequente nos grandes centros urbanos. O Distrito Federal tornou-se, em 2017, a terceira região mais populosa do país, ultrapassando a marca dos 3 milhões de habitantes. A frota veicular acompanha esse crescimento, e seus impactos ambientais passam a ser cada vez mais incômodos para os habitantes da unidade da federação. Esse trabalhou analisou os níveis médios de pressão sonora vivenciados pelas populações de importantes corredores rodoviários de Taguatinga e Águas Claras, assim como, os níveis de pressão sonora promovidos em vias de metrô de superfície das duas regiões administrativas. Foram realizadas coletas de dados com um aparelho decibelímetro, registrando os níveis de pressão sonora emitidos nas vias a cada 5 minutos, durante um período de 4 horas. As medições foram realizadas em dias úteis, abrangendo os horários de maior circulação, no início da manhã ou final da tarde. Foi possível verificar a incidência de poluição sonora em todos os pontos analisados, sendo que nos pontos rodoviários a incidência é significativamente superior. Os resultados apresentados podem fornecer subsídios para apoiar a gestão ambiental no Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons