Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaDeFatimaFernandesDeQueiroz_tcc.pdf3,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de impacto em profundidade do curso técnico do Centro de Ensino Médio integrado à educação profissional (CEMI) : a visão dos egressos
Autor(es): Queiroz, Maria de Fátima Fernandes de
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Educação para o trabalho
Ensino profissional
Curso profissionalizante
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 2-Out-2018
Referência: QUEIROZ, Maria de Fátima Fernandes de. Percepção de impacto em profundidade do curso técnico do Centro de Ensino Médio integrado à educação profissional (CEMI): a visão dos egressos. 2018. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção de impacto em profundidade dos egressos do curso técnico do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI). As justificativas para esta pesquisa estão em âmbito social, institucional e acadêmicas. A partir dela será possível mensurar o impacto do curso, algo que nunca foi avaliado. Será possível verificar a qualidade do ensino na percepção dos egressos, e é importante, pois a escola sobrevive de recursos públicos. Academicamente é relevante por ser um campo pouco explorado. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. A etapa qualitativa foi dedicada à análise do material didático do curso, para posterior elaboração e validação semântica de um questionário de avaliação de impacto em profundidade. Na etapa quantitativa, foi aplicado o questionário construído anteriormente, sendo que todos os itens foram associados à escala tipo Likert de 11 pontos, onde 0= nunca aplico e 10= sempre aplico. A amostra considerada válida para análise, selecionada por conveniência entre os egressos do curso no período de 2008-2017, obteve 81 respondentes. Foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial não paramétrica dos dados por meio do software SPSS (Statical Package for the Social). Os resultados mostraram que, de modo geral, o treinamento apresentou impacto moderado de acordo com a percepção dos respondentes, com média 5,05 (CV= 0,39). Foram encontradas competências que podem ser consideradas transversais (genéricas) em termos de impacto na atuação do egresso, como “utilizar softwares utilitários e de apresentação”; e “utilizar as normas de metodologia científica para desenvolver projetos”. Esses resultados sugerem que o curso possui aderência moderada à atuação dos formandos, com potenciais relacionados às competências de “elaborar relatórios e documentos de acordo com as normas técnicas”; e “manusear o sistema operacional”, e limites ainda associados a competências consideradas pouco úteis, como “elaborar e implementar algoritmos em português estruturado”; e “integrar banco de dados com a linguagem de script para servidor”. Ao final, são apresentadas e discutidas as consequências institucionais, sociais e acadêmicas do trabalho, seus limites, bem como sugerida uma agenda de pesquisas futuras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons