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dc.contributor.advisorFerreira, Rodrigo Rezende-
dc.contributor.authorQueiroz, Maria de Fátima Fernandes de-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Maria de Fátima Fernandes de. Percepção de impacto em profundidade do curso técnico do Centro de Ensino Médio integrado à educação profissional (CEMI): a visão dos egressos. 2018. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção de impacto em profundidade dos egressos do curso técnico do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI). As justificativas para esta pesquisa estão em âmbito social, institucional e acadêmicas. A partir dela será possível mensurar o impacto do curso, algo que nunca foi avaliado. Será possível verificar a qualidade do ensino na percepção dos egressos, e é importante, pois a escola sobrevive de recursos públicos. Academicamente é relevante por ser um campo pouco explorado. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. A etapa qualitativa foi dedicada à análise do material didático do curso, para posterior elaboração e validação semântica de um questionário de avaliação de impacto em profundidade. Na etapa quantitativa, foi aplicado o questionário construído anteriormente, sendo que todos os itens foram associados à escala tipo Likert de 11 pontos, onde 0= nunca aplico e 10= sempre aplico. A amostra considerada válida para análise, selecionada por conveniência entre os egressos do curso no período de 2008-2017, obteve 81 respondentes. Foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial não paramétrica dos dados por meio do software SPSS (Statical Package for the Social). Os resultados mostraram que, de modo geral, o treinamento apresentou impacto moderado de acordo com a percepção dos respondentes, com média 5,05 (CV= 0,39). Foram encontradas competências que podem ser consideradas transversais (genéricas) em termos de impacto na atuação do egresso, como “utilizar softwares utilitários e de apresentação”; e “utilizar as normas de metodologia científica para desenvolver projetos”. Esses resultados sugerem que o curso possui aderência moderada à atuação dos formandos, com potenciais relacionados às competências de “elaborar relatórios e documentos de acordo com as normas técnicas”; e “manusear o sistema operacional”, e limites ainda associados a competências consideradas pouco úteis, como “elaborar e implementar algoritmos em português estruturado”; e “integrar banco de dados com a linguagem de script para servidor”. Ao final, são apresentadas e discutidas as consequências institucionais, sociais e acadêmicas do trabalho, seus limites, bem como sugerida uma agenda de pesquisas futuras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação para o trabalhopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCurso profissionalizantept_BR
dc.titlePercepção de impacto em profundidade do curso técnico do Centro de Ensino Médio integrado à educação profissional (CEMI) : a visão dos egressospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-02T11:46:16Z-
dc.date.available2018-10-02T11:46:16Z-
dc.date.submitted2018-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20748-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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