Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MacielNeriDeAlencar_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos condomínios rurais para a logística e a comercialização de frutas, legumes e verduras no Distrito Federal
Autor(es): Aguiar, Maciel Neri de
Orientador(es): Filippi, Amanda Cristina Gaban
Assunto: Comunidades agrícolas
Produtos agrícolas - comercialização
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 1-Out-2018
Referência: AGUIAR, Maciel Neri de. Análise dos condomínios rurais para a logística e a comercialização de frutas, legumes e verduras no Distrito Federal. 2018. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Na atual conjuntura socioeconômica brasileira, a logística de distribuição torna-se condição de sucesso para a distribuição eficaz e eficiente dos produtos agrícolas. Nesse cenário, os produtores rurais e demais organizações do setor enfrentam por gargalos logísticos para escoamento de produtos agrícolas, causados por despreparo, falta de informações e problemas de gestão. Considerando algumas situações do atual agronegócio, como os desafios a serem vencidos na infraestrutura e logística, a presente pesquisa teve por objetivo analisar os Condomínios Rurais para a logística e a comercialização de frutas, legumes e verduras (FLV) no Distrito Federal. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, exploratória e qualitativa. O procedimento técnico foi o estudo de caso na Unidade de Recebimento e Distribuição de Alimentos - URDA, localizada em Brazlândia-DF, a qual se aproxima do modelo de Condomínio Rural. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com questões semiestruturadas, análise documental e observação direta. Complementando a pesquisa, foi usado também o procedimento técnico da revisão sistemática da literatura a fim de descrever o estado da arte sobre os gargalos logísticos das FLV. Os principais resultados mostram que os Condomínios Rurais podem contribuir para a logística e comercialização das FLVs quanto à armazenagem e redução dos custos, proporcionando aumento do retorno financeiro nas comercializações dos produtores. As URDAS, as quais funcionam através do programa de compras institucionais, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), possuem um processo logístico simples e bem executado, aos sistemas de informação implantados e pelos locais estratégicos onde estão localizados, os quais proporcionam o devido escoamento das FLVs e garantem alimentos as entidades favorecidas. Em relação a semelhança com os Condomínios Rurais, as URDAS apresentam características como garantia de obtenção da venda da produção e redução de gargalos, como problemas com transporte e armazenamento. Por fim, essa pesquisa contribui ao analisar como os Condomínios Rurais são efetivos na logística e no entendimento da comercialização de FLV, o estado da arte levantado auxiliará novos estudos sobre os gargalos encontrados nas FLV, com a escassa pesquisa sobre Condomínios Rurais e sobre os gargalos logísticos da comercialização de FLVs no Distrito Federal. Quanto as limitações, essa pesquisa visitou apenas uma unidade URDA, a de Brazlândia, sendo que existem outras unidades no DF. Como sugestões de estudos futuros, recomenda-se analisar a contribuição das URDAS através do Programa de Aquisição de Alimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons