Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20734
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasPinheiroLopesSampaio_tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Remuneração variável : a percepção dos colaboradores do SEBRAE-DF quanto à efetividade do processo de gestão do desempenho
Autor(es): Sampaio, Lucas Pinheiro Lopes
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Avaliação de desempenho
Salários
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Set-2018
Referência: SAMPAIO, Lucas Pinheiro Lopes. Remuneração variável: a percepção dos colaboradores do SEBRAE-DF quanto à efetividade do processo de gestão do desempenho. 2018. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho foi realizado acerca da temática de avaliação de desempenho e remuneração variável. Por meio da revisão bibliográfica e pesquisa de campo, buscou-se identificar a percepção dos clientes internos do SEBRAE-DF em relação à efetividade do método de reconhecimento monetário que tem como base a avaliação de desempenho por resultados. A pesquisa ocorreu em três momentos por meio de aplicação presencial de questionário. A população da pesquisa foi de 133 colaboradores, sendo a amostra composta por 79 participantes. Identificou-se que os colaboradores não apresentam muitas críticas pertinentes aos valores monetários da remuneração variável, porém, percebeu-se que a efetividade do método é algo questionável quanto ao propósito de motivar e gerar resultados extras. Os pontos críticos identificados foram relacionados à percepção de que o processo é excessivamente burocrático e não passa a impressão de ser justo. Ao final do presente documento, sugerem-se algumas respostas aos resultados obtidos, além de explicitar analises pertinentes ao alcance dos objetivos propostos. O trabalho atingiu os objetivos especificados e espera-se contribuir positivamente para o cenário mercadológico e acadêmico quanto à aplicação da Remuneração Variável e da Gestão de Desempenho estruturada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20734
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons