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dc.contributor.advisorSantos, Vagner dos-
dc.contributor.authorLima, Gabriele Meneses de-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriele Meneses de. Concepções, vivências e práticas acerca da paternidade de adolescentes da Ceilândia - DF. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs concepções sobre a paternidade, se constroem e modificam-se constantemente ao longo do tempo. A experiência e vivência da paternidade pode ser complexa e conflituosa, e quando pensamos na relação entre paternidade e adolescência, essa experiência pode ser ainda mais complexa. Apesar de sua relevância, estudos sobre a paternidade na adolescência, vem sendo negligenciados. Objetivo: Explorar a vivência e concepções acerca da paternidade adolescente de jovens da Ceilândia- DF. Metodologia: Estudo qualitativo descritivo, realizado com 6 jovens de uma região administrativa do DF, utilizando-se de entrevista semi estruturada como instrumento de pesquisa. Resultado: A vivência da paternidade é tida como positiva, mas também como um sentimento vago e de difícil descrição. A prática de medidas disciplinares, como castigo e palmada foi relatada por todos os jovens. Quando abordados temas referentes à relação parental, é possível constatar certa negligência em relação à educação e criação dos filhos, onde a maioria jovens não moram com as crianças e a figura materna geralmente é a principal cuidadora e responsável pelo cuidado do lar. Conclusão: Os resultados possibilitaram a compreensão e reflexão sobre as vivências da paternidade na adolescência e suas complexidades, além da criação de novas possibilidades de pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordPaternidadept_BR
dc.subject.keywordMães adolescentespt_BR
dc.titleConcepções, vivências e práticas acerca da paternidade de adolescentes da Ceilândia - DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-25T10:47:57Z-
dc.date.available2018-09-25T10:47:57Z-
dc.date.submitted2018-06-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20704-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The conceptions of paternity are constantly built and modified over time. Paternity experience and vivency can be complex and conflicting, and when we think about the relationship between parenting and adolescence, this experience may be even more complex. Despite its relevance, studies on parenting in adolescence have been neglected. Objective: To explore the experience and conceptions about adolescent paternity of young people in Ceilândia - DF. Methodology: A qualitative descriptive study, carried out with 6 youngsters from an administrative region of the Federal District, using a semi-structured interview as a research instrument. Outcome: The experience of paternity is considered to be positive, but also comes out to be of a vague and difficult description. The practice of disciplinary measures such as punishment and spanking was reported by all young people. When addressing issues related to the parental relationship, it is possible to observe a certain negligence in relation to education and child rearing, where most young people do not live with the children and the mother figure is usually the main caregiver and responsible for the housework. Conclusion: The results allowed an comprehension and reflection about the experiences of paternity in adolescence and its complexities, as well as the creation of new research possibilities.pt_BR
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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