Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VictoriaDosSantosLemos_tcc.pdf10,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de imagem institucional : Mineradora Samarco S.A
Autor(es): Lemos, Victoria dos Santos
Orientador(es): Castro, Carlos Potiara Ramos de
Assunto: Mineradoras
Conservação da natureza
Imagem corporativa
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 4-Set-2018
Referência: LEMOS, Victoria dos Santos. Análise de imagem institucional: Mineradora Samarco S.A. 2018. 80 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os problemas ambientais são um problema do qual as mineradoras que operam no Brasil estão se deparando com frequência nas últimas décadas. Junto a eles, somam-se também problemas sociais, judiciais e até mesmo culturais perante a população local afetada por eles direta ou indiretamente. Essa preocupação tem feito com que as organizações de grande porte trabalhem com uma gestão administrativa focada em riscos, buscando soluções legalmente adequadas para solucionar dificuldades que afetem a extração, distribuição e consumo dos minerais extraídos. Esse trabalho tem como objetivo a análise da imagem organizacional da mineradora Samarco frente a essas questões; o contexto que ela está inserida; como é o seu trabalho de Comunicação e como ela consegue gerir um cenário de grave crise e ao mesmo tempo dialogar com todos os moradores afetados pelo acidente que se originou em Mariana no ano de 2015, no rompimento da barragem de rejeitos que levou à ruínas o meio ambiente e alterou completamente a vida de todos os moradores das cidades atingidas pela lama. Através da análise do jornal de principal circulação de Minas Gerais, constatou-se que a postura da Assessoria de Comunicação da mineradora não reagiu de forma proativa e responsável como se espera quando a organização está enfrentando uma crise – sobretudo após um desastre gravíssimo como esse cuja responsabilidade da Samarco é questionada pela comunidade de atingidos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.