Resumo: | O marketing é um campo de estudo executado já há vários anos. Seu surgimento deu-se,
aproximadamente, durante a primeira revolução industrial, para atender as demandas de venda
daquelas indústrias. Porém, de lá pra cá muita coisa mudou. O mercado cresceu, se
desenvolveu e as demandas de venda se tornaram outras. Bem como as demandas de compra
que, inclusive, são grandes responsáveis pela cultura de consumo de hoje: as demandas
geradas pelo consumidor. Todas essas revoluções são marcadas pelos ápices do uso de
tecnologias, bem como as revoluções no marketing. O marketing em meio digital, em
ascensão em empresas e em âmbito mercadológico em geral, no Brasil e no mundo, ganha
cada vez mais espaço quando o assunto é comprar e vender. Porém, no âmbito acadêmico,
não é certeza de que o assunto ganha o mesmo espaço, ao menos não no que diz respeito ao
trato com o consumidor, especificamente pelo uso da ferramenta de mapeamento de sua
jornada: a jornada do consumidor. O presente trabalho visa, justamente, entender como os
acadêmicos do Brasil têm enxergado essa ferramenta e suas formas de aplicação. Em uma
sociedade ampla e de características diversas como a brasileira, torna-se necessário entender
os hábitos da população, enquanto consumidores, para realizar quaisquer estratégias de
mercado. Logo, o propósito final gerado por este trabalho, a partir da revisão bibliográfica e
levantamentos de dados sobre o consumidor brasileiro, foi a sugestão de uma possível jornada
do consumidor brasileiro a ser aplicada pelo mercado em âmbito digital. |