Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LiviaAmaralSobroza_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cadê o cidadão que estava aqui? : uma análise de portais ministeriais
Autor(es): Sobroza, Lívia Amaral
Orientador(es): Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de
Assunto: Comunicação pública
Lei de Acesso à Informação
Controle social
Governo eletrônico
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 28-Ago-2018
Referência: SOBROZA, Lívia Amaral. Cadê o cidadão que estava aqui?: uma análise de portais ministeriais. 2018. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Pensando na transparência, na democracia, nos direitos à informação e comunicação, a comunicação pública existe a fim de dar maior visibilidade aos assuntos de Administração Pública para possibilitar a participação dos cidadãos nos assuntos sociais. Levando em conta esta premissa, este trabalho é uma avaliação da construção da Comunicação Pública nos três portais de ministérios mais acessados no período de outubro de 2017 a março de 2018. A pesquisa foi feita com o auxílio de um protocolo de análise que identifica nos sites os critérios estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação, além de pesquisar a disponibilização de serviços, comunicação e interação com o cidadão, avaliando a interface, a navegação e a acessibilidade dos portais. A partir dos resultados, foram identificados acertos e erros dos ministérios e assim, feitas sugestões para a melhora do processo de comunicação com o cidadão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons