Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MairaPellicanoBotelho.pdf458,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A eficácia da automação bancária : o estudo de um banco
Autor(es): Botelho, Maíra Pellicano
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Bancos - automação
Satisfação do consumidor
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 10-Out-2011
Referência: BOTELHO, Maíra Pellicano. A eficácia da automação bancária: o estudo de um banco. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer uma avaliação da eficácia dos serviços bancários por parte do cliente bancário pessoa-física através da utilização de tecnologias vinculadas a automação bancária. Como tecnologia bancária, foi considerada na pesquisa a utilização de terminais de auto-atendimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa e se entende que serão explicitadas as percepções dos clientes do Banco. Segundo Dionne & Laville (1999), pesquisa descritiva se caracteriza pela apresentação de um fenômeno ou situação, realizada por um estudo em determinado espaço-tempo. Richardson (1999) define o método quantitativo pelo emprego da quantificação e o emprego de técnicas estatísticas, usualmente, aplicados nos estudos descritivos, que procuram descobrir e classificar relações entre variáveis. O meio de se levantar dados sobre a eficácia dos serviços bancários foi a aplicação de questionário. Os respondentes deveriam ser clientes do Banco e utilizarem os serviços bancários nos terminais de auto-atendimento. A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de junho de 2011, em sala de auto-serviço do Banco e no Campus da Universidade de Brasília. Para análise da pesquisa, foram considerados aspectos sobre transações bancárias, comunicação com clientes, pontos de auto-atendimento, segurança e erros relacionados ao auto-atendimento. Concluiu-se que o Banco está muito bem posicionado no que se refere a eficácia das transações bancárias. Já ao que se refere a comunicação com os clientes, pontos de auto-atendimento, segurança e erros relacionados ao auto-atendimento, apesar de tais quesitos terem sido considerados eficazes, houve uma maior variação de respostas, abrangendo de totalmente ineficaz a totalmente eficaz, demonstrando que existem aspectos a serem melhorados pelo Banco a partir da ótica dos clientes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons