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dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorFerreira, Guilherme Augusto da Silva-
dc.identifier.citationFERREIRA, Guilherme Augusto da Silva. A função social da escola de formação integral: um estudo da proposta pedagógica da escola parque Anísio Teixeira de Ceilândia – Distrito Federal. 2018. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, é consenso que o desenvolvimento de uma sociedade está condicionado ao conhecimento que nela se produz e, consequentemente, na qualidade da sua educação. Neste contexto, as escolas com uma função social que prioriza a formação integral de seus alunos vêm se destacando. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar a proposta da Escola Parque Anísio Teixeira – EPAT, sua função social e contribuição para a formação integral dos alunos. A metodologia da pesquisa possui uma abordagem qualitativa, sendo realizadas observações na escola e a aplicação de um questionário aos principais sujeitos da pesquisa: os alunos da EPAT. Os resultados sugerem que a função social elementar da EPAT se configura na ampliação de oportunidades formativas, sustentada em um tripé formado pelo acréscimo de locais, pela facilitação do acesso e pela diversificação das oportunidades. As análises reiteraram também que a escola vem assumido o papel de contribuir para a formação integral voltada para a completude de seus estudantes, buscando formar cidadãos críticos e conscientes, sujeitos que pensam, sentem, agem e interagem. Entretanto, verificou-se que ainda falta uma melhor articulação entre a EPAT e as escolas regulares da Educação Básica, o que poderia contribuir ainda mais para o desenvolvimento desta formação integral dos alunos. A conclusão mais significante é que os alunos demonstram perceber a função social que a EPAT possui e, participando do processo, reconhecem a formação diferenciada que recebem na escola e a aplicabilidade dessa formação em suas vidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação integralpt_BR
dc.subject.keywordEscolas - função socialpt_BR
dc.titleA função social da escola de formação integral : um estudo da proposta pedagógica da escola parque Anísio Teixeira de Ceilândia – Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-22T11:09:10Z-
dc.date.available2018-08-22T11:09:10Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20566-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Nowadays, it is consensus that the development of a society depends on the knowledge that is produced in it, and consequently on the quality of its education. In this context, schools with a social role that prioritizes the integral formation of their students are likely to excel. Thus, the objective of this study is to analyze the Escola Parque Anísio Teixeira – EPAT’s proposal, its social role and contribution to the integral formation of its students. The research has a qualitative approach that carries out observations on the school’s activities and applies a questionnaire on the research’s main subjects: the EPAT’s students. The results suggest that the primary social role of EPAT is achieved in the expansion of formative opportunities, supported by a tripod consisting of added school venues, facilitated access and diversified opportunities. The research’s analysis also indicates that the school has been assuming a role in contributing to the integral formation of its pupils, targeting their fulfillment as students, seeking to form critical and conscious citizens, subjects who think, feel, act and interact. However, a better articulation amongst EPAT and ordinary schools of Basic Education is still missing, which, if present, could contribute even more to the development of the integral formation of students. The most significant conclusion is that the students show a perception of the EPAT’s social role and, by participating in the process, recognize the distinguished formation they receive and the applicability of this formation in their lives.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20566pt_BR
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