Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EdimilsonSoares_tcc.pdf247,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A liberdade segundo o liberalismo, o conservadorismo e o socialismo : um debate
Autor(es): Soares, Edimilson
Orientador(es): Reis, Cláudio Araújo
Assunto: Igualdade
Liberdade
Individualismo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Ago-2018
Referência: SOARES, Edimilson. A liberdade segundo o liberalismo, o conservadorismo e o socialismo: um debate. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Sabemos que o liberalismo o conservadorismo e o socialismo são três ideologias que são importantes quando nos referimos à problemática da dominação política. Uma importante palavra está em jogo quando nos referimos a estas ideologias: a liberdade. Por isto é que aqui neste trabalho discutiremos os propósitos do liberalismo do conservadorismo e do socialismo, principalmente no que essas ideologias têm a dizer sobre a liberdade. Quatro importantes filósofos são consultados para discorrermos sobre essas ideologias: Mill a respeito do liberalismo, Burke e Scruton sobre o conservadorismo e Marx a respeito do socialismo. Sabemos que essas ideologias têm pontos discordantes, mas também podem ter pontos em comum. Estas discordâncias e convergências são os quesitos analisados neste trabalho. Este é o propósito desta monografia. Analisar as relações e também as discordâncias entre o liberalismo, o conservadorismo e o socialismo relacionados à questão da liberdade. Uma importante discussão analisada no trabalho é a respeito do conflito existente entre a liberdade e a autoridade. Outro assunto importante é o princípio do dano de Mill, onde podemos perceber que o indivíduo tem o direito de fazer tudo desde que não prejudique o direito dos outros. A liberdade decorrente deste princípio pode, em alguns casos, ser um problema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons