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dc.contributor.advisorSouza, Herivelto Pereira de-
dc.contributor.authorManfredini, Matheus Garcia-
dc.identifier.citationMANFREDINI, Matheus Garcia. O mecanismo cinematográfico do pensamento de Henri Bergson. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa apresentar o mecanismo cinematográfico do pensamento de Henri Bergson, fonte dos falsos problemas que permeiam a teoria do conhecimento na filosofia. Para o filósofo francês uma teoria do conhecimento deve ser erigida sobre uma teoria da vida, dado que na busca genética da origem da inteligência pode-se determinar seu objeto de conhecimento, seu limite na apreensão da realidade, e a consequente construção de uma metafísica positiva, que mira o absoluto e a reabsorção do humano no todo. O cinematógrafo, enquanto mecanismo que cria o movimento a partir da justaposição de fotografias, opera de maneira semelhante à inteligência, que concebe o devir como a reunião de imobilidades. Esse mecanismo se constitui por uma origem empírica e pragmática fundada na necessidade de sobrevivência do organismo perante o meio, e é a fonte da própria materialidade do pensamento conceitual. Essa faculdade de conhecer é limitada aos fenômenos físicos, e o vivente escapa seu escopo. Para reivindicar a possibilidade do conhecimento Absoluto se torna imperativo para Bergson a defesa e indicação de um outro conhecimento possível, a partir de outra faculdade que não a inteligência, dirigida no sentido do instinto, porém desinteressada do âmbito pragmático. A filosofia da vida de Bergson nos fornecerá a chave para compreender as limitações da inteligência e a necessidade de se construir uma metafísica que almeja não a mera sobrevivência, mas a própria felicidade, possível no encontro da parte com o todo e do orgânico com o inorgânico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordMetafísicapt_BR
dc.subject.keywordIntuiçãopt_BR
dc.titleO mecanismo cinematográfico do pensamento de Henri Bergsonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-13T13:55:23Z-
dc.date.available2018-08-13T13:55:23Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20537-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The aim of the this work is to present the cinematographic mechanism of the thought of Henri Bergson as the source of the false problems that permeate the theory of knowledge in philosopy. For Bergson a theory of knowledge must be establish upon a theory of life, since it is in the genetic search of the origin of intelligence that one can determine its object of knowledge, its limit in the apprehension of the reality and then, a consequent construction of a positive metaphysics, aiming at the absolute and the reabsorption of the human in the whole. The cinematograph, as a mechanism that creates movement from the juxtaposition of photographs, works like the inteligence, which conceives the becoming as a set of immobilitys. This mechanism of the inteligence consists of an empirical and pragmatic origin based on the need for survival of the organism in the environment and is the source of the very materiality of conceptual thinking. This faculty of knowing is limited to physical phenomena, and the living escapes its scope. For the possibility of Absolute knowledge becomes imperative for Bergson the defense and indication of another faculty that is not intelligence, that operates from another outlook, directed towards the instinct, but desinterested of the pragmatism of biological necessities. The philosophy of Bergson give us the key to understand the limitations of the inteligence and the necessity to build a positive metafisics that seeks not just to ensure the simple survival, but the very happiness, only possible in the meeting of the part with the whole and the organic with the inorganic.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20537pt_BR
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