Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ViniciusNaoumCoelho_tcc.pdf2,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Centralização vs. descentralização de estoques : uma análise em uma rede varejista de pneus por meio de custos logísticos
Autor(es): Coelho, Vinicius Naoum
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Coorientador(es): Coelho, Luíza Lavocat Galvão de Almeida
Assunto: Controle de estoque
Cadeia logística
Logística de transporte
Data de apresentação: 14-Nov-2017
Data de publicação: 8-Ago-2018
Referência: COELHO, Vinicius Naoum. Centralização vs. descentralização de estoques: uma análise em uma rede varejista de pneus por meio de custos logísticos. 2017. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Um dos grandes desafios para o sucesso de uma empresa é a definição da melhor estratégia de alocação de estoques. Estabelecer a forma que os estoques são alocados dentro da cadeia logística é uma decisão que deve levar em conta o atendimento de todos os clientes possível, com o menor custo logístico total. Este estudo tem por objetivo, analisar a melhor estratégia de alocação de estoques em uma cadeia logística, por meio da comparação das alternativas de centralização ou descentralização de estoques. A análise consiste em analisar, por meio de um estudo de caso, os trade-offs de custos logísticos que a centralização/descentralização forma, determinando também os benefícios e inconvenientes que ela gera. O estudo de caso se passa em uma rede varejista de pneus, onde foram coletados dados reais da empresa para o desenvolvimento da análise. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez estão de acordo com os objetivos específicos determinados no trabalho.
Abstract: One of the greatest challenges for a company success is choosing the inventory policy and strategy. Stablishing how the inventory will be allocated in the logistic chain is a decision that needs to take into consideration best customer service with the lowest price. This study objective is to analyze the best inventory allocation strategy by comparing inventory centralization and decentralization. It analyzes, with a case study, the logistics trade-offs costs that come with the centralization/ decentralization. By doing so, it also determines the pros and cons that come with each option. The case study happens in a tire retailer network, where the data was collect in order to develop this analyses. The results were satisfactory, as they were allied with the objectives of this study.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons