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Título: Fatores-chave de sucesso no desempenho das firmas franqueadoras : um estudo por meio da matriz de importância-desempenho
Autor(es): Pimentel, Natália Leão
Orientador(es): Mariano, Ari Melo
Assunto: Franquias (Comércio varejista)
Equações estruturais
Data de apresentação: 28-Nov-2017
Data de publicação: 7-Ago-2018
Referência: PIMENTEL, Natália Leão. Fatores-chave de sucesso no desempenho das firmas franqueadoras: um estudo por meio da matriz de importância-desempenho. 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi apresentar o mapa de importância-desempenho dos fatores que influenciam no desempenho do modelo de negócio franchising. O franchising vêm apresentando progressiva importância econômica mundial nos últimos anos, gerando o interesse de empreendedores e da academia pelo tema. Portanto, compreender os fatores-chave de sucesso do desempenho das redes franqueadoras é importante para empreendedores que desejam atuar nesse modelo de negócio. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa exploratória de análise quantitativa, através da utilização de equações estruturais com o software SmartPLS, e qualitativa, por meio da análise textual de questionários abertos aplicados a especialistas em franquias. As variáveis Tamanho da firma, Experiência do franqueado, Valor da marca, Ameaça de Oportunismo, Dispersão geográfica e Escala das unidades foram propostas como fatores antecedentes ao desempenho das redes franqueadoras. O objeto de estudo foram as redes franqueadoras do segmento de saúde, beleza e bem-estar. Os dados foram obtidos através de guias de franquias. O modelo foi validado considerando-se a fiabilidade composta superior a 0,7. O modelo estrutural foi capaz de justificar o desempenho das redes franqueadoras do segmento de saúde, beleza e bem-estar em 48,8%. O fator que mais explicou o desempenho das redes franqueadoras foi a escala das unidades (47,06%). Por fim, estendeu-se os resultados do PLS-SEM para as implicações práticas através da análise do IPMA.
Abstract: The general objective of this study was to present the importance-performance map of the factors that had the greatest impact in performance of the franchised trading model. Franchising have been presenting progressive global economic importance in the last years, generating the interest of entrepreneurs and the scientific literature by the theme. Therefore, understanding the key success factors of franchising performance is important for entrepreneurs who wish to operate in this business model. In order to reach the proposed objective, an exploratory study of quantitative analysis was performed by using structural equations with the SmartPLS software, and qualitative, through the textual analysis of open questionnaires where applied to franchise specialists. The constructs Firm size, Franchisee experience, Bran value, Opportunism risk, Geographic dispersion and Scale of units where proposed as antecedent factors of franchising performance. The study objective where firms of the segment of health, beauty and well-being. The data were obtained through franchise guides. The model was validated (Fc>0.7). The proposed structural model was able to explain the performance of franchising in 48.8%. The factor that most explained the performance of the franchisers was the scale of units (47.06%). Finally, the PLS-SEM results were extended to the practical implications through IPMA analysis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017.
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