Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20499
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasFonsecaGoncalez_tcc.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMariano, Ari Melo-
dc.contributor.authorGonçalez, Lucas Fonseca-
dc.identifier.citationGONÇALEZ, Lucas Fonseca. Qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas brasileiras: um estudo por meio de análise multivariada. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo é apresentar etapas para que companhias aéreas alcancem um alto desempenho. Observa-se que o setor aéreo está em constante crescimento. Atualmente, 65% das pessoas que realizam viagens interestaduais optam por esse meio de transporte. Contudo, esse mercado é extremamente concentrado no cenário brasileiro e as companhias aéreas estão em constante busca de diferenciais competitivos. O entendimento das variáveis que afetam a qualidade percebida de serviço é importante para que as empresas aéreas possam direcionar suas ações para os fatores mais impactantes na satisfação do consumidor. Para alcançar o objetivo, primeiro foi realizada uma análise por meio da teoria do enfoque meta analítico consolidado para encontrar as variáveis que influem na qualidade de serviços. Em seguida, foi calculado o modelo de satisfação de serviços aéreos por meio das equações estruturais em uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem quantitativa. O questionário obteve 152 respostas e foi validado com um Alfa de Cronbach de 0,855. O modelo estrutural utilizado foi capaz de explicar a satisfação dos consumidores em 53,7%. Os resultados obtidos apresentam as variáveis que mais impactam na satisfação dos passageiros são Imagem (23%), Tangibilidade do Avião (16%) e Empatia (15%). Por meio da análise de Importância/Desempenho (IPMA), foi possível oferecer um modelo com 3 etapas (funcionalidade / valor, comodidade e confiança) para melhoria do desempenho em qualidade de serviços.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCompanhias aéreaspt_BR
dc.subject.keywordQualidade nos serviçospt_BR
dc.titleQualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas brasileiras : um estudo por meio de análise multivariadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T12:57:17Z-
dc.date.available2018-08-07T12:57:17Z-
dc.date.submitted2017-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20499-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The overall objective of this study is to present steps for airlines to achieve high performance. It is observed that the airline industry is constantly growing. Currently, 65% of people on interstate travel opt for this mode of transportation. However, this market is extremely concentrated in the Brazilian scenario and airlines are constantly seeking competitive differentials. Understanding the variables that affect the perceived quality of service is important so that airlines can direct their actions to the most impacting factors in consumer satisfaction. In order to reach the objective, we first carried out an analysis through the theory of the consolidated analytical meta-approach to find the variables that influence the quality of services. Then, the air service satisfaction model was calculated through the structural equations in an exploratory type survey with a quantitative approach. The questionnaire obtained 152 responses and was validated with a Cronbach's alpha of 0.855. The structural model used was able to explain consumer satisfaction in 53.7%. The results obtained show the variables that most impact on passenger satisfaction are Image (23%), Aircraft Tangibility (16%) and Empathy (15%). Through the Importance / Performance analysis (IPMA), it was possible to offer a 3-step model (functionality / value, comfort and confidence) to improve performance in service quality.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons