Título: | Capacidade de tráfego ferroviário : uma comparação entre resultados obtidos por diferentes metodologias |
Autor(es): | Victorino, Thiago de Oliveira |
Orientador(es): | Shimoishi, José Matsuo |
Coorientador(es): | Matos, Gilson Gonçalves de |
Assunto: | Transporte ferroviário |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 6-Ago-2018 |
Referência: | VICTORINO, Thiago de Oliveira. Capacidade de tráfego ferroviário: uma comparação entre resultados obtidos por diferentes metodologias. 2017. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A entrada de novos projetos como a Ferrovia Norte Sul e a Ferrogrão, além da
publicação da Lei nº 13.448, que trata da prorrogação e relicitação dos contratos ferroviários
marca a volta do setor ferroviário aos holofotes do interesse público, evidenciando a
necessidade que o setor possui de investigações sobre a atual condição das malhas ferroviárias.
Ainda, a partir do novo marco regulatório de 2011, o estudo de capacidade ganhou destaque no
cenário nacional, uma vez que a capacidade de tráfego excedente/não utilizada em uma malha
ferroviária passa a ser ofertada ao mercado. Dessa forma, o estudo sobre a capacidade de tráfego
torna-se essencial para a malha ferroviária brasileira, sobretudo nos denominados gargalos de
operação. No entanto, identificar a capacidade de tráfego de uma linha ferroviária e sua
consequente ocupação percentual é um grande desafio, principalmente pela quantidade de
parâmetros e elementos levados em consideração durante todo o processo de cálculo. Diante
desse contexto, a presente monografia realizou uma avaliação comparativa entre os resultados
obtidos a partir das diferentes metodologias de cálculo de capacidade de transporte ferroviário
da literatura internacional com os valores de capacidade obtidos através da metodologia adotada
pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, com vistas a verificar se os resultados
obtidos pela Agência estão aderentes à literatura técnica do setor, bem como a eventual
necessidade de ajustes na metodologia ora adotada. Fez-se, assim, em primeiro momento, um
levantamento dos principais métodos de medição de capacidade de tráfego ferroviário a partir
de uma revisão bibliográfica. Com as metodologias enumeradas e as hipóteses a serem adotadas
para a aplicação de cada uma delas definidas, calculou-se a capacidade de tráfego ferroviário,
a partir das seis diferentes metodologias listadas nesta monografia, em três corredores logísticos
utilizados para o escoamento da produção brasileira. Por fim, fez-se uma avaliação estatística
dos resultados encontrados. |
Abstract: | The surfacing of new railroad projects, such as Ferrovia Norte Sul and Ferrogrão and
the publication of the law number 13.448, that deals with anticipated extension and bidding of
railway concession contracts marks the return of railways to the government programs’
spotlight, as it becomes clear the need of investigation of today’s railroad condition.
Furthermore, the 2011 regulatory framework gave the railway industry and the study of railway
capacity a new importance as the surplus/unused capacity by the companies will be proffered
in the open market. So, the study of railway capacity, specially the line bottlenecks becomes
essential. Yet, identifying the railway capacity of a given line and its percentage occupation in
order to find the operational bottlenecks is a defying task as the number of parameters and
elements taken into account are countless through the hole calculation process. Thus, this study
carried out a comparative evaluation between the results given by different railway capacity
calculation methodologies taken from the international literature with the obtained capacity and
occupation values through the adopted methodology by the National Agency of Land Transport
- ANTT in order to verify if the indicated values by the Agency connect, somehow, with those
given by the international literature as well as verify the need of changes and adjustments in
Agency’s methodology. Firstly, it was made a research in order to find the main railway
capacity calculation methodologies through referential bibliography. With the methodologies
chosen and the calculation hypotheses to every methodology established, it was possible to
calculate the railway capacity and its percentage occupation in three different logistic corridors
of major importance. At last, it was made a statistical evaluation of the obtained results. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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