Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20486
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PedroOliveiraDosAnjos_tcc.pdf2,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento integrado dos transportes : uma análise dos instrumentos de planejamento de transporte do Distrito Federal
Autor(es): Anjos, Pedro Oliveira dos
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: Distrito Federal (DF) - transporte público
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 6-Ago-2018
Referência: ANJOS, Pedro Oliveira dos. Planejamento integrado dos transportes: uma análise dos instrumentos de planejamento de transporte do Distrito Federal. 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A partir da inquietação de uma possível falta de integração entre o Sistema de Transporte do Distrito Federal, surge o presente trabalho, que vista justamente fazer uma análise dos Instrumentos de Planejamento, englobando Planos Diretores, Programas e Projetos e o nível de alinhamento entre esses Instrumentos, seja em nível estratégico, tático e/ou operacional. Para tanto um método qualitativo de análise documental fora usado, dessa forma, após o levantamento de todos os instrumentos presentes nas Secretarias responsáveis pelo desenvolvimento de transporte do DF, cada instrumento foi classificado de acordo com o seu nível de planejamento e a partir disso, fora medido o nível de alinhamento entre eles. Os resultados obtidos foram bastante otimistas, tendo em vista que apresentaram um alinhamento melhor do que o esperando, uma vez que a ações da maioria desses Instrumentos não só visam a mobilidade sustentável, mas também visam um Sistema de Transporte integrado. Com esse trabalho, espera-se que o leitor tenha um melhor entendimento sobre a situação atual de transportes do Distrito Federal e das medidas que estão sendo tomada tanto em nível estratégico (longo prazo), tática (médio prazo) e operacional (curto prazo) para melhorar cada vez mais o Sistema de Transporte do Distrito Federal. Além disso, espera-se que o leitor entenda como se da o Planejamento desses instrumentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons