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Título: Estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília : diagnóstico, análise e proposição de soluções
Autor(es): Sales, Paulo Henrique Menezes de
Orientador(es): Honorato, Marcos de Oliveira
Assunto: Engenharia civil - estudo e ensino
Universidade de Brasília (UnB) - Engenharia Civil
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 6-Ago-2018
Referência: SALES, Paulo Henrique Menezes de. Estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília: diagnóstico, análise e proposição de soluções. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O ensino na engenharia é um tópico muito discutido e ainda com muitas melhorias a serem feitas. Desde métodos de ensino e avaliação, a expectativas de alunos e professores, conexão com mercado de trabalho e estágios, aplicabilidade dos conhecimentos, todos esses são tópicos importantes que devem ser estudados. O presente trabalho utilizou de dois formulários, um para alunos e outro para professores, analisando as questões já citadas e outras mais. Os formulários são puramente quantitativos, gerando bastantes dados numéricos que permitam embasar opiniões e mudanças positivas no curso. O trabalho produziu conclusões em diversos tópicos, mas principalmente: alunos e professores julgam os métodos tradicionais como superutilizados e métodos mais ativos e práticos como subutilizados; alunos e docentes veem os professores como preferencialmente facilitadores; o uso de tecnologias em sala de aula como positivo; professores como motivados principalmente por fatores não-financeiros e alunos com expectativa maior de ingressar o mercado de trabalho o mais cedo possível, além de outras questões. Vale ressaltar que a metodologia aqui utilizada poderia ser aplicada a diversos outros cursos de Engenharia pelo Brasil, com as devidas adaptações necessárias.
Abstract: Teaching and Learning in Engineering is a widely discussed topic, with a big room of growth to be realized. From teaching and evaluating methods, to expectations of both faculty and student members, linking the job market and academia and internship, applicability of knowledge, all of those are important topics to be studied. This work has made use of two formularies, one for the students and one for the professors, analyzing the aforementioned topics and more. The formularies are purely quantitative, generating numeric data that can base opinions and course altering changes. This work produced conclusions in diverse topics, but mainly: students and professors alike judge traditional teaching methods as overvalued, and more active and practical methods as undervalued, students and professors as mainly facilitators, the use of technology is seem as positive; professors are mainly motivated by nonfinancial factors; students have expectations of entering the job market as soon as possible, among other topics. Is worth noting that the methods here used can be applied to many Engineering courses in Brazil, with the needed adaptations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
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