Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Honorato, Marcos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Sales, Paulo Henrique Menezes de | - |
dc.identifier.citation | SALES, Paulo Henrique Menezes de. Estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília: diagnóstico, análise e proposição de soluções. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino na engenharia é um tópico muito discutido e ainda com muitas melhorias a serem
feitas. Desde métodos de ensino e avaliação, a expectativas de alunos e professores, conexão
com mercado de trabalho e estágios, aplicabilidade dos conhecimentos, todos esses são tópicos
importantes que devem ser estudados. O presente trabalho utilizou de dois formulários, um para
alunos e outro para professores, analisando as questões já citadas e outras mais. Os formulários
são puramente quantitativos, gerando bastantes dados numéricos que permitam embasar
opiniões e mudanças positivas no curso. O trabalho produziu conclusões em diversos tópicos,
mas principalmente: alunos e professores julgam os métodos tradicionais como superutilizados
e métodos mais ativos e práticos como subutilizados; alunos e docentes veem os professores
como preferencialmente facilitadores; o uso de tecnologias em sala de aula como positivo;
professores como motivados principalmente por fatores não-financeiros e alunos com
expectativa maior de ingressar o mercado de trabalho o mais cedo possível, além de outras
questões. Vale ressaltar que a metodologia aqui utilizada poderia ser aplicada a diversos outros
cursos de Engenharia pelo Brasil, com as devidas adaptações necessárias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia civil - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília : diagnóstico, análise e proposição de soluções | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-06T11:05:02Z | - |
dc.date.available | 2018-08-06T11:05:02Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20485 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Teaching and Learning in Engineering is a widely discussed topic, with a big room of growth
to be realized. From teaching and evaluating methods, to expectations of both faculty and
student members, linking the job market and academia and internship, applicability of
knowledge, all of those are important topics to be studied. This work has made use of two
formularies, one for the students and one for the professors, analyzing the aforementioned
topics and more. The formularies are purely quantitative, generating numeric data that can base
opinions and course altering changes. This work produced conclusions in diverse topics, but
mainly: students and professors alike judge traditional teaching methods as overvalued, and
more active and practical methods as undervalued, students and professors as mainly
facilitators, the use of technology is seem as positive; professors are mainly motivated by nonfinancial
factors; students have expectations of entering the job market as soon as possible,
among other topics. Is worth noting that the methods here used can be applied to many
Engineering courses in Brazil, with the needed adaptations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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