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dc.contributor.advisorHonorato, Marcos de Oliveira-
dc.contributor.authorSales, Paulo Henrique Menezes de-
dc.identifier.citationSALES, Paulo Henrique Menezes de. Estratégias de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília: diagnóstico, análise e proposição de soluções. 2017. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO ensino na engenharia é um tópico muito discutido e ainda com muitas melhorias a serem feitas. Desde métodos de ensino e avaliação, a expectativas de alunos e professores, conexão com mercado de trabalho e estágios, aplicabilidade dos conhecimentos, todos esses são tópicos importantes que devem ser estudados. O presente trabalho utilizou de dois formulários, um para alunos e outro para professores, analisando as questões já citadas e outras mais. Os formulários são puramente quantitativos, gerando bastantes dados numéricos que permitam embasar opiniões e mudanças positivas no curso. O trabalho produziu conclusões em diversos tópicos, mas principalmente: alunos e professores julgam os métodos tradicionais como superutilizados e métodos mais ativos e práticos como subutilizados; alunos e docentes veem os professores como preferencialmente facilitadores; o uso de tecnologias em sala de aula como positivo; professores como motivados principalmente por fatores não-financeiros e alunos com expectativa maior de ingressar o mercado de trabalho o mais cedo possível, além de outras questões. Vale ressaltar que a metodologia aqui utilizada poderia ser aplicada a diversos outros cursos de Engenharia pelo Brasil, com as devidas adaptações necessárias.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEngenharia civil - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Engenharia Civilpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino no curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília : diagnóstico, análise e proposição de soluçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-06T11:05:02Z-
dc.date.available2018-08-06T11:05:02Z-
dc.date.submitted2017-11-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20485-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Teaching and Learning in Engineering is a widely discussed topic, with a big room of growth to be realized. From teaching and evaluating methods, to expectations of both faculty and student members, linking the job market and academia and internship, applicability of knowledge, all of those are important topics to be studied. This work has made use of two formularies, one for the students and one for the professors, analyzing the aforementioned topics and more. The formularies are purely quantitative, generating numeric data that can base opinions and course altering changes. This work produced conclusions in diverse topics, but mainly: students and professors alike judge traditional teaching methods as overvalued, and more active and practical methods as undervalued, students and professors as mainly facilitators, the use of technology is seem as positive; professors are mainly motivated by nonfinancial factors; students have expectations of entering the job market as soon as possible, among other topics. Is worth noting that the methods here used can be applied to many Engineering courses in Brazil, with the needed adaptations.pt_BR
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