Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucasDeSantanaVeigaJardim_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de estabilidade de taludes em encostas revestidos com capim vetiver : estudo de caso em Teutônia/RS
Autor(es): Jardim, Lucas de Santana Oliveira da Veiga
Orientador(es): Cavalcante, André Luís Brasil
Assunto: Deslizamento (Geologia)
Aterros
Data de apresentação: 5-Dez-2017
Data de publicação: 3-Ago-2018
Referência: JARDIM, Lucas de Santana Oliveira da Veiga. Análise de estabilidade de taludes em encostas revestidos com capim vetiver: estudo de caso em Teutônia/RS. 2017. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A problemática sobre deslizamentos no Brasil não é nova. Há vários e consecutivos anos o país sofre com diversos desastres e incontáveis vítimas são assoladas por consequência da falta de investimento em relação a esse assunto no país. Por isso, a análise de estabilidade de taludes é uma das áreas de estudo da Geotecnia que tem a capacidade de mudar esse cenário. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver um referencial teórico com o conteúdo envolvido na análise de estabilidade de taludes e, com isso, elaborar a retroanálise de um caso real no Brasil. O talude escolhido localiza-se no município de Teutônia/RS e o fator de segurança associado a esse maciço será calculado com os conceitos teóricos de ruptura plana, pelo método de análise elaborado por Bishop e pela teoria de Morgenstern e Price, sendo que, para isso, a ferramenta SLOPE/W será utilizada. Com o cálculo do fator de segurança, o passo seguinte é a comprovação da necessidade de uma intervenção de engenharia para a estabilização do local. Dessa forma, serão expostas as possíveis soluções para o caso, analisando as prováveis modificações no fator de segurança, métodos de execução de cada uma delas e possíveis ideias de orçamento para a definição da melhor técnica. Por fim, será proposto um processo de retaludamento, com o intuito de diminuir a inclinação natural do talude. Em complemento, uma proposta de cobertura vegetal é exposta com a utilização do Capim Vetiver, incluindo também uma lista com suas principais características.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons