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Título: Avaliação financeira de um modelo de centro de reaproveitamento de veículos : estudo de caso no Distrito Federal
Autor(es): Medeiros, Leonardo Souza
Vaz, Vinícius Santos
Orientador(es): Fonseca, Adelaida Pallavicini
Assunto: Automóveis - peças
Reaproveitamento de peças de carros
Data de apresentação: 13-Dez-2017
Data de publicação: 3-Ago-2018
Referência: MEDEIROS, Leonardo Souza; VAZ, Vinícius Santos. Avaliação financeira de um modelo de centro de reaproveitamento de veículos: estudo de caso no Distrito Federal. 2017. 91 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O mercado de reaproveitamento de peças, importante ator da logística reversa da cadeia de produção dos automóveis, tem se adaptado para cumprir as legislações que atentam a realidade crescente em todo o mundo que é a busca por práticas ambientalmente sustentáveis. No Distrito Federal, esse mercado já está estabelecido há alguns anos, porém, o mesmo encontra-se ainda em estágio precário se comparado a modelos internacionais. Contudo, a partir da elaboração da Resolução CONTRAN 611, de 2016, que estabelece novas exigências aos centros de reaproveitamento, os empreendimentos existentes devem se ajustar a novas práticas de atuação. O presente trabalho tem por objetivo determinar se é viável a implantação de um modelo adaptado do centro de reaproveitamento no Distrito Federal, que atenda a todas as modernas exigências legais. O modelo de centro usado para tanto foi o proposto por Coelho (2017), e a viabilidade foi determinada pelos métodos de avaliação financeira, sendo escolhidos para tanto o da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Valor Presente Líquido (VPL). No processo de determinação dos métodos financeiros, foram levantados os custos que envolvem a instalação e manutenção de um centro de desmontagem, sendo esse levantamento feito por pesquisa de preço em sites de e-commerce, onde o preço de cada item foi obtido pela mediana dos preços pesquisados. Além disso, os valores dos veículos sinistrados que foram levados em conta para o cálculo do lucro do centro, foram levantados em sites de leilão de automóveis. Também foram realizadas pesquisas de campo para coletar informações de como é o funcionamento desses centros. O modelo de negócio adotado tem por base a cobrança de um percentual sobre o valor do veículo que entra para a realização do serviço de sua desmontagem. Os resultados obtidos foram que a TIR é maior que a TMA estabelecida e o VPL foi maior que zero. Consequentemente, concluiu-se que a adaptação do modelo de centro de desmontagem é viável.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
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