Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Adelaida Pallavicini | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Leonardo Souza | - |
dc.contributor.author | Vaz, Vinícius Santos | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Leonardo Souza; VAZ, Vinícius Santos. Avaliação financeira de um modelo de centro de reaproveitamento de veículos: estudo de caso no Distrito Federal. 2017. 91 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mercado de reaproveitamento de peças, importante ator da logística reversa da cadeia de
produção dos automóveis, tem se adaptado para cumprir as legislações que atentam a
realidade crescente em todo o mundo que é a busca por práticas ambientalmente sustentáveis.
No Distrito Federal, esse mercado já está estabelecido há alguns anos, porém, o mesmo
encontra-se ainda em estágio precário se comparado a modelos internacionais. Contudo, a
partir da elaboração da Resolução CONTRAN 611, de 2016, que estabelece novas exigências
aos centros de reaproveitamento, os empreendimentos existentes devem se ajustar a novas
práticas de atuação. O presente trabalho tem por objetivo determinar se é viável a implantação
de um modelo adaptado do centro de reaproveitamento no Distrito Federal, que atenda a todas
as modernas exigências legais. O modelo de centro usado para tanto foi o proposto por
Coelho (2017), e a viabilidade foi determinada pelos métodos de avaliação financeira, sendo
escolhidos para tanto o da Taxa Interna de Retorno (TIR) e do Valor Presente Líquido (VPL).
No processo de determinação dos métodos financeiros, foram levantados os custos que
envolvem a instalação e manutenção de um centro de desmontagem, sendo esse levantamento
feito por pesquisa de preço em sites de e-commerce, onde o preço de cada item foi obtido pela
mediana dos preços pesquisados. Além disso, os valores dos veículos sinistrados que foram
levados em conta para o cálculo do lucro do centro, foram levantados em sites de leilão de
automóveis. Também foram realizadas pesquisas de campo para coletar informações de como
é o funcionamento desses centros. O modelo de negócio adotado tem por base a cobrança de
um percentual sobre o valor do veículo que entra para a realização do serviço de sua
desmontagem. Os resultados obtidos foram que a TIR é maior que a TMA estabelecida e o
VPL foi maior que zero. Consequentemente, concluiu-se que a adaptação do modelo de
centro de desmontagem é viável. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - peças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reaproveitamento de peças de carros | pt_BR |
dc.title | Avaliação financeira de um modelo de centro de reaproveitamento de veículos : estudo de caso no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-03T12:49:05Z | - |
dc.date.available | 2018-08-03T12:49:05Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20477 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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