Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Assis, André Pacheco de | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Willian Gomes da | - |
dc.contributor.author | Sousa, Thiago Freitas de Porfírio | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Willian Gomes da; SOUSA, Thiago Freitas de Porfírio. Estudo do efeito do truncamento dos parâmetros de entrada na análise probabilística de estabilidade de taludes. 2017. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Taludes são elementos de engenharia com alta importância e estão presentes nos mais diversos
tipos de projetos de engenharia. Como todo projeto geotécnico, os projetos de taludes envolvem
muitas imprecisões e incertezas. As incertezas surgem devido à grande variabilidade dos materiais,
somada à insuficiência de dados representativos, às dificuldades de ensaios e à dificuldade de
obtenção de um modelo fiel ao problema real. Há, então, a necessidade de incorporar tais incertezas
nas considerações de projeto. Neste sentido, surge a análise probabilística, que considera a
variabilidade estatística dos parâmetros que afetam determinado indicador de desempenho. Em
análise de estabilidade de taludes, esse indicador é o Fator de Segurança. A análise probabilística
da estabilidade de taludes vem sendo cada vez mais utilizada no meio profissional sobretudo para
a realização de análise de risco, que leva também em consideração as consequências da falha da
obra. A análise probabilística visa avaliar a probabilidade de falha, que em estabilidade de taludes
é a probabilidade de o Fator de Segurança ter valor menor ou igual a 1. Para obtenção da
probabilidade de falha são utilizados métodos probabilísticos, mais comumente: o método de
Monte Carlo, o método FOSM, ou o método das estimativas pontuais (Rosenblueth). O método de
Monte Carlo (objeto deste trabalho) leva em consideração a distribuição probabilística dos
parâmetros de entrada para o cálculo dos valores do Fator de Segurança. Entretanto, essas
distribuições estatísticas dos parâmetros podem englobar valores com baixa probabilidade de
ocorrência, isto é, com intervalo de confiança exageradamente alto, ou englobar valores que estão
acima ou abaixo dos limites físicos aceitáveis na engenharia. Há, portanto, a necessidade de
aprimorar os parâmetros de entrada e tornar os resultados das análises probabilísticas nos projetos
geotécnicos de estabilidade de taludes mais próximos ao contexto de engenharia. Neste sentido, o
presente trabalho consiste no estudo do efeito da realização do truncamento estatístico e do
truncamento de engenharia, para os principais parâmetros de entrada que afetam a estabilidade dos
taludes (coesão e ângulo de atrito), nos resultados da análise probabilística da estabilidade de
taludes homogêneos de areia e argila, para diferentes números de simulações de Monte Carlo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Taludes (Mecânica do solo) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundações (Engenharia) | pt_BR |
dc.title | Estudo do efeito do truncamento dos parâmetros de entrada na análise probabilística de estabilidade de taludes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T15:48:19Z | - |
dc.date.available | 2018-08-01T15:48:19Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20463 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Slopes are engineering elements of high importance and are present in the most diverse types of
engineering projects. Like all geotechnical projects, slope projects involve many inaccuracies and
uncertainties. The uncertainties arise due to the great variability of the materials, the lack of
representative data, the tests difficulties and the difficulty obtaining a model faithful to the real
problem. Therefore, these uncertainties need to be incorporated into design considerations. In this
sense, the probabilistic analysis takes into consideration the statistical variability of the parameters
that affect a performance indicator. In slope stability analysis, this indicator is the Factor of Safety.
The probabilistic analysis of slope stability has been increasingly used in the professional
environment mainly for risk analysis, which also takes into consideration the consequences of the
project failure. The probabilistic analysis aims to evaluate the probability of failure, which in slope
stability is the probability of the Factor of Safety to be lower or equal to 1. In order to obtain the
probability of failure, probabilistic methods are used, most commonly: the Monte Carlo method,
the FOSM method, or the point estimate method (Rosenblueth). The Monte Carlo method (object
of this paper) takes into account the probabilistic distribution of the input parameters for the
calculation of the Factor of Safety values. However, these parameters statistical distributions may
encompass values with a low probability of occurrence, i.e., an excessively high confidence
interval, or encompass values that are above or below acceptable physical limits in engineering.
Therefore, there is a need to improve the input parameters to make the results of the probabilistic
analyzes in the slope stability closer to the engineering context. In this sense, this present paper
consists in the study of the effect of the statistical truncation and the engineering truncation, for the
main input parameters that affect slope stability (cohesion and friction angle), in the results of the
probabilistic stability analysis of homogeneous slopes of sand and clay, for different numbers of
Monte Carlo simulations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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