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2017_BrunoWillianGomesdaSilva_ThiagoFreitasPorfirioSousa_tcc.pdf5,05 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorAssis, André Pacheco de-
dc.contributor.authorSilva, Bruno Willian Gomes da-
dc.contributor.authorSousa, Thiago Freitas de Porfírio-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Willian Gomes da; SOUSA, Thiago Freitas de Porfírio. Estudo do efeito do truncamento dos parâmetros de entrada na análise probabilística de estabilidade de taludes. 2017. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.pt_BR
dc.description.abstractTaludes são elementos de engenharia com alta importância e estão presentes nos mais diversos tipos de projetos de engenharia. Como todo projeto geotécnico, os projetos de taludes envolvem muitas imprecisões e incertezas. As incertezas surgem devido à grande variabilidade dos materiais, somada à insuficiência de dados representativos, às dificuldades de ensaios e à dificuldade de obtenção de um modelo fiel ao problema real. Há, então, a necessidade de incorporar tais incertezas nas considerações de projeto. Neste sentido, surge a análise probabilística, que considera a variabilidade estatística dos parâmetros que afetam determinado indicador de desempenho. Em análise de estabilidade de taludes, esse indicador é o Fator de Segurança. A análise probabilística da estabilidade de taludes vem sendo cada vez mais utilizada no meio profissional sobretudo para a realização de análise de risco, que leva também em consideração as consequências da falha da obra. A análise probabilística visa avaliar a probabilidade de falha, que em estabilidade de taludes é a probabilidade de o Fator de Segurança ter valor menor ou igual a 1. Para obtenção da probabilidade de falha são utilizados métodos probabilísticos, mais comumente: o método de Monte Carlo, o método FOSM, ou o método das estimativas pontuais (Rosenblueth). O método de Monte Carlo (objeto deste trabalho) leva em consideração a distribuição probabilística dos parâmetros de entrada para o cálculo dos valores do Fator de Segurança. Entretanto, essas distribuições estatísticas dos parâmetros podem englobar valores com baixa probabilidade de ocorrência, isto é, com intervalo de confiança exageradamente alto, ou englobar valores que estão acima ou abaixo dos limites físicos aceitáveis na engenharia. Há, portanto, a necessidade de aprimorar os parâmetros de entrada e tornar os resultados das análises probabilísticas nos projetos geotécnicos de estabilidade de taludes mais próximos ao contexto de engenharia. Neste sentido, o presente trabalho consiste no estudo do efeito da realização do truncamento estatístico e do truncamento de engenharia, para os principais parâmetros de entrada que afetam a estabilidade dos taludes (coesão e ângulo de atrito), nos resultados da análise probabilística da estabilidade de taludes homogêneos de areia e argila, para diferentes números de simulações de Monte Carlo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTaludes (Mecânica do solo)pt_BR
dc.subject.keywordFundações (Engenharia)pt_BR
dc.titleEstudo do efeito do truncamento dos parâmetros de entrada na análise probabilística de estabilidade de taludespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-01T15:48:19Z-
dc.date.available2018-08-01T15:48:19Z-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20463-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Slopes are engineering elements of high importance and are present in the most diverse types of engineering projects. Like all geotechnical projects, slope projects involve many inaccuracies and uncertainties. The uncertainties arise due to the great variability of the materials, the lack of representative data, the tests difficulties and the difficulty obtaining a model faithful to the real problem. Therefore, these uncertainties need to be incorporated into design considerations. In this sense, the probabilistic analysis takes into consideration the statistical variability of the parameters that affect a performance indicator. In slope stability analysis, this indicator is the Factor of Safety. The probabilistic analysis of slope stability has been increasingly used in the professional environment mainly for risk analysis, which also takes into consideration the consequences of the project failure. The probabilistic analysis aims to evaluate the probability of failure, which in slope stability is the probability of the Factor of Safety to be lower or equal to 1. In order to obtain the probability of failure, probabilistic methods are used, most commonly: the Monte Carlo method, the FOSM method, or the point estimate method (Rosenblueth). The Monte Carlo method (object of this paper) takes into account the probabilistic distribution of the input parameters for the calculation of the Factor of Safety values. However, these parameters statistical distributions may encompass values with a low probability of occurrence, i.e., an excessively high confidence interval, or encompass values that are above or below acceptable physical limits in engineering. Therefore, there is a need to improve the input parameters to make the results of the probabilistic analyzes in the slope stability closer to the engineering context. In this sense, this present paper consists in the study of the effect of the statistical truncation and the engineering truncation, for the main input parameters that affect slope stability (cohesion and friction angle), in the results of the probabilistic stability analysis of homogeneous slopes of sand and clay, for different numbers of Monte Carlo simulations.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



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