Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AntonioHildenbergSoaresDeOliveiraFIlho_tcc.pdf2,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise elástica e elastoplástica de edifícios de aço de andares múltiplos
Autor(es): Oliveira Filho, Antonio Hildenberg Soares de
Orientador(es): Paula, José Humberto Matias de
Assunto: Análise estrutural
Teoria das estruturas
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 1-Ago-2018
Referência: OLIVEIRA FILHO, Antonio Hildenberg Soares de. Análise elástica e elastoplástica de edifícios de aço de andares múltiplos. 2017. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A análise estrutural de edifícios compõe uma das principais atividades no desenvolvimento de projetos de edificações e no entendimento do comportamento da estrutura. O produto de uma análise estrutural prevê a determinação dos esforços e dos deslocamentos dos elementos estruturais permitindo seu dimensionamento de forma segura e compatível com os critérios de economia e funcionalidade previstos pelas normas e pelo mercado. O processo de análise tradicional envolve a determinação dos esforços na estrutura indeformada, ou seja, na sua configuração inicial proposta e não leva em consideração as mudanças no regime de deformação do material, predominando, em todas as circunstâncias, o regime elástico. Por fim esses resultados são utilizados no dimensionamento da estrutura considerando a capacidade limite de suporte dos materiais no regime plástico, conforme recomendam as normas, o que gera maior economia e ductibilidade para a estrutura. Este trabalho visa, portanto, revisar as metodologias que engoblam a determinação dos esforços na estrutura a partir de um analise elastoplástica, que compreende a formação de rótulas plásticas nas seções mais solicitadas e que geram uma reconfiguração dos diagramas de esforços na estrutura, para um maior entendimento do comportamento dos elementos estruturais. Em seguida será implantado um software para modelagem e previsão dos diagramas de esforços oriundos da análise elastoplástica. O resultado servirá de base para a avaliação de um edifício de aço de múltiplos pavimentos que comporá a segunda parte deste trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons