Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2045
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeticiadaCSilva.pdf681,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilizando ARMAX para estimar a influência do PIB, Selic e inflação no faturamento de empresas do setor siderúrgico com ações na Bolsa
Autor(es): Silva, Letícia da Costa e
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Empresas - finanças
Econometria
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 5-Out-2011
Referência: SILVA, Letícia da Costa e. Utilizando ARMAX para estimar a influência do PIB, Selic e inflação no faturamento de empresas do setor siderúrgico com ações na Bolsa. 2011. 81 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo aplicou uma metodologia econométrica robusta para modelagem de previsão. O modelo ARMAX é uma evolução do ARIMA, no qual é utilizado um ARIMA com acréscimo de variáveis exógenas independentes da endógena, porém dependentes umas das outras. Essa dependência diferencia o ARMAX dos outros modelos de previsão e torna o modelo aplicável à realidade de dependência econômica dada pelo mercado e pelo modelo conceitual. Para prever os faturamentos futuros do setor siderúrgico como variável dependente, o ARMAX utilizou a série temporal do retorno do próprio faturamento das empresas analisadas, e como variáveis exógenas foram utilizados os retornos das séries temporais de fatores macroeconômicos: PIB, Selic e Inflação. Por meio dessa previsão, o estudo alcançou seu objetivo de prever a influência de cada uma dessas variáveis no modelo. A teoria macroeconômica IS/LM, empregada como modelo conceitual, descreveu uma possível interação entre as variáveis exógenas dada pela aplicação da política monetária em prol de um equilíbrio de mercado. Tal interação foi validada estatisticamente por este estudo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons