Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20413
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ManoelaTrintaCastejonResende_tcc.pdf2,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Do homem das cavernas aos food trucks” : a alimentação como prática social em constante mudança
Autor(es): Resende, Manoela Trinta Castejon
Orientador(es): Santos, Carlos Alexandre Barbosa Plínio dos
Assunto: Hábitos alimentares
Alimentação
Comensalidade
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 26-Jul-2018
Referência: RESENDE, Manoela Trinta Castejon. “Do homem das cavernas aos food trucks”: a alimentação como prática social em constante mudança. 2017. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este estudo tem como objetivo traçar uma linha histórica e simbólica da alimentação como prática social, direcionando-a para o contexto de urbanização recente, expressado pela emergência dos food trucks às ruas. Ademais, a proposta analisa a trajetória de construção da antropologia alimentar, evidenciando a importância da alimentação nas interpretações das sociedades, identidades e práticas sociais. Desse modo, segue por uma evolução histórica e cronológica de comportamentos e tendências alimentares, em contexto predominantemente europeu e norte-americano, com intuito de situar as transformações nos comportamentos vinculados à comensalidade e as permanências daqueles ainda presentes nos tempos contemporâneos, mesmo que sob nova faceta. São evidenciados, portanto, características chaves no ato de comer, tais quais meios de distinção, significações e valorizações alimentares, desenvolvimento de preferências e tendências com base no sistema social e econômico vigente, estas sendo estruturantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons