Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20375
Título: | Valores de referência do desenvolvimento motor infantil na cidade de Formoso-MG, a partir do trabalho com cantigas populares |
Autor(es): | Sousa, Renata Pereira de |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Educação física para crianças Capacidade motora nas crianças |
Data de apresentação: | 9-Dez-2017 |
Data de publicação: | 9-Jul-2018 |
Referência: | SOUSA, Renata Pereira de. Valores de referência do desenvolvimento motor infantil na cidade de Formoso-MG, a partir do trabalho com cantigas populares. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo verificar como o Brinquedo Cantado
(cantigas populares, brincadeiras de roda) estão inseridos e são trabalhados na
educação física escolar desenvolvida nas escolas de Formoso-MG, e analisar o
emprego do brinquedo cantado no processo de aprendizagem de conceitos
psicomotores trabalhados em escolares de Formoso-MG. Esta é uma pesquisa de
abordagem qualitativa-quantitativa desenvolvida em duas etapas principais. Uma
das etapas foi desenvolvida utilizando a Escala de Desenvolvimento Motor proposta
por Rosa Neto (2002) a fim de verificar o nível psicomotor dos indivíduos alvos da
pesquisa antes e após aulas utilizando o Brinquedo Cantado. E outra etapa foi
realizada através de um questionário do tipo semiestruturado aplicado a professores
visando identificar o nível de conhecimento e aplicação do tema Brinquedo Cantado
e Psicomotricidade na Educação Física Infantil. Ainda temos professores de
Educação Infantil que ignoram o potencial psicomotor desenvolvido através do
Brinquedo Cantado em suas variadas formas. Todos os alunos analisados se
encontram dentro dos padrões de Idade Motora e Cronológica correlacionadas, se
feito uma análise individual inclusive, vários estavam em um estágio de maturação
motora até 3 vezes acima de sua idade cronológica. Existe uma necessidade de se
valorizar a cultura corporal tradicional, evitando que se percam elementos
importantes como tem acontecido com o Brinquedo Cantado e considerando a
relação direta entre desenvolvimento psicomotor e o trabalho com cantigas
populares, concluímos serem necessários outros estudos com maiores variáveis a
fim de se comprovar esses dados. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons