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https://bdm.unb.br/handle/10483/20335
Título: | Propostas pedagógicas para a educação inclusiva |
Autor(es): | Britto, Paula Muniz |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Assunto: | Educação de crianças Educação inclusiva Estudantes com necessidades educativas especiais |
Data de apresentação: | Dez-2017 |
Data de publicação: | 29-Jun-2018 |
Referência: | BRITTO, Paula Muniz. Propostas pedagógicas para a educação inclusiva. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho se constitui em uma pesquisa exploratória a respeito do projeto políticopedagógico inclusivo que as escolas oferecem para incluir o aluno com necessidades educacionais especiais (PNEE). A inclusão na escola é de suma importância, uma vez que o desenvolvimento humano nessa etapa se dá, também, por meio da afetividade e por vínculos sociais. O desenvolvimento humano é um processo que requer paciência e compreensão, seja de qualquer pessoa, especialmente do aluno que possui limitações – físicas, motoras, intelectuais, mentais, dentre outras – e é preciso entender que essas limitações não o impedem de se desenvolver e de aprender. Sendo assim, o trabalho foi elaborado a partir de um projeto de pesquisa que culmina responder a seguinte questão: Como a equipe escolar planeja o projeto político-pedagógico para incluir os alunos com necessidades educacionais especiais (PNEE)? A partir disso, então, serão apresentadas propostas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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