Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PaulaMunizBritto_tcc.pdf365,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Propostas pedagógicas para a educação inclusiva
Autor(es): Britto, Paula Muniz
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Educação de crianças
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 29-Jun-2018
Referência: BRITTO, Paula Muniz. Propostas pedagógicas para a educação inclusiva. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho se constitui em uma pesquisa exploratória a respeito do projeto políticopedagógico inclusivo que as escolas oferecem para incluir o aluno com necessidades educacionais especiais (PNEE). A inclusão na escola é de suma importância, uma vez que o desenvolvimento humano nessa etapa se dá, também, por meio da afetividade e por vínculos sociais. O desenvolvimento humano é um processo que requer paciência e compreensão, seja de qualquer pessoa, especialmente do aluno que possui limitações – físicas, motoras, intelectuais, mentais, dentre outras – e é preciso entender que essas limitações não o impedem de se desenvolver e de aprender. Sendo assim, o trabalho foi elaborado a partir de um projeto de pesquisa que culmina responder a seguinte questão: Como a equipe escolar planeja o projeto político-pedagógico para incluir os alunos com necessidades educacionais especiais (PNEE)? A partir disso, então, serão apresentadas propostas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.