Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20312
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FranciscoVianaDeSousa_tcc.pdf1,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física : análise dos aspectos relacionados ao desenvolvimento motor na infância
Autor(es): Sousa, Francisco Viana de
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Capacidade motora nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 6-Nov-2017
Data de publicação: 27-Jun-2018
Referência: SOUSA, Francisco Viana de. O processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física: análise dos aspectos relacionados ao desenvolvimento motor na infância. 2017. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Boa Vista-RR, 2017.
Resumo: Esta monografia apresenta uma reflexão sobre a importância do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física, com o objetivo de analisar o desenvolvimento motor relacionado ao desenvolvimento e amadurecimento das crianças, através da observação do desempenho de habilidades motoras, identificando os aspectos que envolvem o desenvolvimento motor, através de um programa de intervenção. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com amostra de 15 alunos com idade entre 6 e 7 anos, nas séries iniciais do 1° ano do ensino fundamental. Para a avaliação do desenvolvimento motor foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002), que analisa as áreas da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal/linguagem. O instrumento para coleta de dados seguiu uma sequência de pré-testes para avaliação inicial, e programa de intervenção abrangendo todas as variáveis de atraso motor verificadas nos testes. E por fim o pós-teste para verificar a evolução da amostra. Os resultados deste estudo demonstraram a importância de um plano de intervenção estruturado para o desenvolvimento motor das crianças com indicativo de atraso motor. Com tudo o presente estudo reforça a relevância de programas de intervenção para o desenvolvimento das habilidades das crianças com atrasos no desenvolvimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons