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https://bdm.unb.br/handle/10483/20312
Título: | O processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física : análise dos aspectos relacionados ao desenvolvimento motor na infância |
Autor(es): | Sousa, Francisco Viana de |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Educação física (Ensino fundamental) Capacidade motora nas crianças Crianças - desenvolvimento |
Data de apresentação: | 6-Nov-2017 |
Data de publicação: | 27-Jun-2018 |
Referência: | SOUSA, Francisco Viana de. O processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física: análise dos aspectos relacionados ao desenvolvimento motor na infância. 2017. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Boa Vista-RR, 2017. |
Resumo: | Esta monografia apresenta uma reflexão sobre a importância do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de educação física, com o objetivo de analisar o desenvolvimento motor relacionado ao desenvolvimento e amadurecimento das crianças, através da observação do desempenho de habilidades motoras, identificando os aspectos que envolvem o desenvolvimento motor, através de um programa de intervenção. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com amostra de 15 alunos com idade entre 6 e 7 anos, nas séries iniciais do 1° ano do ensino fundamental. Para a avaliação do desenvolvimento motor foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002), que analisa as áreas da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal/linguagem. O instrumento para coleta de dados seguiu uma sequência de pré-testes para avaliação inicial, e programa de intervenção abrangendo todas as variáveis de atraso motor verificadas nos testes. E por fim o pós-teste para verificar a evolução da amostra. Os resultados deste estudo demonstraram a importância de um plano de intervenção estruturado para o desenvolvimento motor das crianças com indicativo de atraso motor. Com tudo o presente estudo reforça a relevância de programas de intervenção para o desenvolvimento das habilidades das crianças com atrasos no desenvolvimento. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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