Título: | A prática pedagógica do futsal como fator de transformação social das crianças em situação de risco, do Projeto Futsal Social |
Autor(es): | Lima, Adriano Calixto de |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Futsal Rendimento escolar |
Data de apresentação: | Nov-2017 |
Data de publicação: | 27-Jun-2018 |
Referência: | LIMA, Adriano Calixto de. A prática pedagógica do futsal como fator de transformação social das crianças em situação de risco, do Projeto Futsal Social. 2017. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo de caso da prática pedagógica envolvendo o futsal, desenvolvida no Projeto Futsal Social, na cidade de Pirpirituba, na Paraíba. A amostra foi realizada com vinte participantes do projeto, tendo estes mais de um ano de permanência e uma boa frequência nas atividades, com idade entre seis e dezesseis anos. Foi realizado um questionário estruturado a partir da escala de Likert, com questões fechadas, sendo 3 de satisfação (com pontuação de 0 a 5) e as demais com cinco opções, sendo elas: “piorou”, “não mudou nada”, “melhorou pouco”, “melhorou muito” e “não sabe responder”. Os resultados foram: 70% dos pais responderam que seu filho melhorou no item obediência/respeito; no convívio social, mais de 89% foram positivas; em relação ao respeito aos mais velhos, mais de 80% melhoram neste quesito; para 75% dos pais, houve melhora no condicionamento físico do seu filho; acerca da composição corporal, 50% disseram que melhorou muito e 75% falaram que seus filhos estão mais dispostos no dia a dia; na assiduidade nas aulas, “melhorou muito” obteve percentual de 80%. Baseado no rendimento escolar, a melhora foi mais de 65%. Na forma de estudar para as provas, o índice foi de 85%, e no que diz respeito ao interesse nos estudos o aumento foi de 80%. Em uma visão geral,os participantes tiveram índice majoritariamente satisfatório, mas esses resultados podem melhorar ainda mais se os colocarmos para praticarem as atividades em contra turno e mais vezes por semana. |
Abstract: | The presente work is a study case of pedagogical practice, envolving the futsal, developed on Futsal Social Project, in Pirpirituba city, state of Paraíba. The sample wasaccomplished with twenty participants, wich were in the project more than a year and had a good frequency on the project activities, between six and sixteen years old. A structured questionnaire was conducted using the Likert scale, with closed questions, being 3 of satisfaction (with scores from 0 to 5) and the others with five options, being: "worsed", "nothing changed", "little better", "much better", and "can not answer". The results were: 70% of the parents answered that their child improved on the item obedience/respect; in social interaction, more than 89% were positive; in relation to respect for the elderly, more than 80% improve in this respect; for 75% of parents, there was improvement in the physical conditioning of their child; about body composition, 50% said that they improved a lot and 75% that they are more willing in daily; about attendance in classes, "much better" obtained a percentage of 80%.Based on school performance, the improved was more than 65%. In the way of studying for the tests, the index was 85%, and related to interest to studies the increase was 80%. In an overview, participants had a largely satisfactory rate, but these results can be further improved by putting them to practice counter-shift activities and more often per week. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|