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Título: Educação física escolar : as contribuições dos jogos cooperativos na participação dos alunos nas aulas de Educação Física
Autor(es): Brito Junior, Vilmar de Souza
Orientador(es): Silva, Michel Santos
Assunto: Educação física
Jogos cooperativos
Motivação na educação
Data de apresentação: 24-Mar-2015
Data de publicação: 27-Jun-2018
Referência: BRITO JUNIOR, Vilmar de Souza. Educação física escolar: as contribuições dos jogos cooperativos na participação dos alunos nas aulas de Educação Física. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2015.
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta a importância de se trabalhar com os Jogos Cooperativos, se este pode vir a combater a baixa participação dos alunos nas aulas de Educação Física, como também as contribuições desse método de ensino na retomada do prazer em jogar e participar das aulas. O objetivo da pesquisa é de reunir dados que nos mostre as contribuições dos Jogos Cooperativos para a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, alem de apontar quais possíveis motivos levam a essa situação. O estudo se deu a partir de uma revisão de literatura, onde se buscou reunir idéias de diferentes autores a cerca dessa temática, alem do estudo da sua origem, objetivos e características. Após a analise das idéias pôde ser constatado que os Jogos Cooperativos devem ser vistos e utilizados como um novo caminho de ensino para superar problemas encontrados atualmente nas aulas de Educação Física como: baixa participação, exclusão e medo. Após a discussão, a pesquisa conclui que através deste método de ensino pode-se alcançar o desenvolvimento social e motor, quanto obter a melhor participação dos alunos nas aulas, uma vez que os Jogos Cooperativos não se apóia no individualismo e exclusão, mas sim na união e solidariedade.
Abstract: This monograph presents the importance of working with the Cooperative Games, if it can come to combat the low participation of students in physical education classes, as well as the contributions of this teaching method for resuming happy to play and participate in class. The objective of the survey is to gather data to show us the contributions of Cooperative Games for student participation in physical education classes, in addition to point out what possible reasons leading to this situation. The study took place from a literature review, which sought to bring together ideas from different authors about this subject, besides the study of the origin, objectives and characteristics. After the analysis of the ideas could be found that the Cooperative Games should be seen and used as a new educational path to overcome problems found today in Physical Education as low participation, exclusion and fear. After discussion, the research concludes that through this teaching method can achieve the social and motor development, as getting the best student participation in class, since the Cooperative Games is not based on individualism and exclusion, but in unity and solidarity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2015.
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