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https://bdm.unb.br/handle/10483/20301
Título: | Identificação de propósito : uma relação entre marcas e gestores |
Autor(es): | Rodrigues, Ludimila Mamedes |
Orientador(es): | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
Assunto: | Publicidade Marca de produtos Consumo consciente |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 26-Jun-2018 |
Referência: | RODRIGUES, Ludimila Mamedes. Identificação de propósito: uma relação entre marcas e gestores. 2017. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Propósito é o que cada ser humano faz com sua presença no mundo. Todo mundo tem,
mas poucos sabem qual é o seu. Uma marca só consegue existir com propósito se o
mesmo estiver alinhado ao dos seus criadores, pois é a força de vontade em realizar seu
motivo de viver que direciona a marca a não desviar das suas responsabilidades. Essa
pesquisa procura verificar o propósito de quatro marcas brasileiras e independentes, que
de alguma forma se consideram sustentáveis, e como elas são construídas no conceito
de capitalismo consciente. Compreender também a importância em integrar os
profissionais que compõem a comunicação, que também são responsáveis por construir a
coerência do discurso da marca com a prática, dentro da imagem de capitalismo
consciente que defendem. Essa é uma pesquisa qualitativa com pesquisa documental e
bibliográfica, com técnicas de observação não participante e assistemática e entrevista
semiestruturada. |
Abstract: | Purpose is what each human being does with his presence in the world. Everyone has, but
few know what his is. A brand can only exist with purpose if it is aligned with it’s creators,
because it is the willpower to carry out its motive of living that directs the brand not to
deviate from its responsibilities. This research seeks to verify the purpose of four Brazilian
and independent brands, which are somehow considered sustainable, and how they are
constructed in the concept of conscious capitalism. Understand also the importance of
integrating the communication professionals, who are also responsible for building the
coherence of the brand's discourse with practice, within the image of conscious capitalism
they defend. This is a qualitative research with documental and bibliographical research,
with techniques of non-participant and unsystematic observation and semi-structured
interview. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
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