Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20300
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LetíciaMarquesValadaresBicalho.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do endosso publicitário : influência da atratividade física e do valor da marca da celebridade na atitude em relação à marca
Autor(es): Bicalho, Letícia Marques Valadares
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Celebridades
Marca de produtos
Campanhas publicitárias
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 26-Jun-2018
Referência: BICALHO, Letícia Marques Valadares. Efeito do endosso publicitário: influência da atratividade física e do valor da marca da celebridade na atitude em relação à marca. 2017. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Celebridades são frequentemente utilizadas em campanhas publicitárias, porém, existe a dúvida se por serem famosas ou fisicamente atraentes, influenciam na atratividade da marca. Para elucidar o assunto, primeiramente realizou-se uma pesquisa descritiva-exploratória para identificar valor da marca de celebridades e também para criar uma marca e um anúncio contendo um posicionamento baseado no usuário. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa experimental com uma amostra de 481 participantes utilizando os resultados da pesquisa descritiva-exploratória. A variável independente da pesquisa foi o valor da marca da celebridade e a variável dependente foi a atitude à marca, dividida nos fatores avaliação de atratividade da marca e avaliação de superioridade da marca, a variável moderadora foi atratividade física da celebridade e os dados sociodemográficos serviram como variável de controle. Os resultados foram verificados através da Análise de Covariância Múltipla (MANCOVA) e demonstraram significativa relação entre valor da marca da celebridade e a atitude à marca (avaliação da atratividade da marca), e também de moderação da atratividade física da celebridade na relação de influência entre o valor da marca da celebridade e a atitude à marca (avaliação da atratividade da marca). A pesquisa auxilia na decisão de endossantes para anúncios, quando utilizado um posicionamento baseado no usuário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons