Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20293
Título: | Educação especial-inclusiva no Brasil : organização contemporânea |
Autor(es): | Jorge, Jessica Paiva |
Orientador(es): | Rocha, Maria Zélia Borba |
Assunto: | Educação especial Educação inclusiva Pessoas com deficiência - educação |
Data de apresentação: | 8-Mar-2018 |
Data de publicação: | 21-Jun-2018 |
Referência: | JORGE, Jessica Paiva. Educação especial-inclusiva no Brasil: organização contemporânea. 2018. 83 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este trabalho de conlusão de curso tem como objetivo verificar a estrutura e o fincionamento da Educação Especial na Educação Básica brasileira, a partir da revisão bibliográfica e da análise documental dos textos normativos contemporâneos brasileiros. Metodologicamente, fundamenta-se na pesquisa documental e análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A pesquisa contextualiza os termos utilizados, de modo a esclarecer os conceitos empregados durante a obra. Apresenta, ainda, a trajetória histórica das pessoas com deficiências, transtornos globais e altas habilidades da antiguidade clássica no ocidente aos tempos atuais no Brasil. Por meio da pesquisa qualitativa foi possível verificar o funcionamento e operacionalização nos arcabouços jurídicos nacionais e específicos da educação a partir de 1988. A monografia conclui que é assegurado, pela legislação, direito às pessoas com necessidades educacionais específicas e como modalidade de educação brasileira, mas far-se-á necessário o compromisso de prática educacional inclusiva pela comunidade escolar ao receber o estudante com deficiência, evitando ações que incentivem e/ou fortalecem a segregação e o desrespeito. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons