Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_BrunoFernandesSugawara.pdf676,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da habilidade em market timing dos gestores de fundos de investimento brasileiros de gestão ativa no período de 2007 a 2010
Autor(es): Sugawara, Bruno Fernandes
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Fundos de investimento
Market timing
Mercado acionário brasileiro
Títulos (Finanças)
Data de apresentação: 1-Jul-2011
Data de publicação: 3-Out-2011
Referência: SUGAWARA, Bruno Fernandes. Avaliação da habilidade em market timing dos gestores de fundos de investimento brasileiros de gestão ativa no período de 2007 a 2010. 2011. 66 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Os fundos de investimento têm ganhado espaço dentre as escolhas de investimentos de investidores individuais. Muitos desses investidores de fundos de investimento não detêm conhecimento técnico suficiente para analisar o mercado financeiro tomar decisões de investimento eficientes. Este trabalho tem como objetivo analisar a capacidade dos gestores, chamada de market timing, dos fundos brasileiros de preverem cenários e alocar o capital do fundo entre ativos de renda fixa ou renda variável. Desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa a partir de dados secundários retirados do site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com cotações de fundos de investimento de gestão ativa no período de dezembro de2007 a dezembro de 2010. Foram criadas regressões para cada fundo, adequada são método dos Mínimos Quadrados Ordinários, com o uso dos softwares Excel,Eviews, Gretl e R Project. Os resultados mostram que existe evidência da capacidade de market timing dos gestores em 5 dos 14 fundos analisados. Conclui se que, apesar de haver pouca habilidade em market timing, ela foi constatada na amostra testada e mostra que os gestores podem sim, por meio dessa habilidade,ter ganhos maiores que de mercado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.