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https://bdm.unb.br/handle/10483/20286
Título: | Análise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateral |
Autor(es): | Silva, David Souza da |
Orientador(es): | Shzu, Maura Angélica Milfont |
Assunto: | Método dos elementos finitos Segurança veicular Automóveis - sistemas de segurança Dispositivos protetores |
Data de apresentação: | Jul-2018 |
Data de publicação: | 21-Jun-2018 |
Referência: | SILVA, David Souza da. Análise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateral. 2018. 172 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Pretende - se com este trabalho analisar o comportamento de um dispositivo estrutural
instalado no veículo ao receber um impacto lateral. Como a porta do veículo dianteira está
próxima do passageiro ou condutor, a colisão lateral se torna um dos acidentes mais fatais
à vítima. No Brasil, o projeto de lei PLS 307/2008 traz a obrigatoriedade das barras de
proteção lateral. Então, o trabalho propõe o uso do Dispositivo de Segurança Estrutural
no interior da porta dos veículos populares de chassi monobloco. O dispositivo tem por
finalidade assegurar a integridade do passageiro, de forma que o dispositivo absorva a energia
do impacto. A garantia do uso correto da ferramenta numérica foi buscada por meio
da compreensão de resultados provenientes de exemplos simples retirados da bibliografia.
Resultados analíticos e computacionais foram comparados fazendo-se uso do ANSYS
Mechanical para dinâmica implícita e do ANSYS LS-DYNA para dinâmica explícita. Os
resultados apresentaram uma boa aproximação entre si encorajando o desenvolvimento
deste trabalho. Em seguida, foram feitos sete análises variando a geometria, material e
espessura do dispositivo estrutural. Essas análises seguiram as condições dos trabalhos
da bibliografia que seguem a norma FMVSS 214 que regulamenta "crash test"lateral em
veículos no ensaio de colisão com poste rígido. Desta forma, foi possível verificar a redução
da intrusão quando a porta possui o dispositivo e a influência da variação da espessura
no absorção de energia devido ao processos de fabricação. |
Abstract: | The aim of this work is to analyze the behavior of a structural device installed in the
vehicle when receiving lateral impact. Because the front passenger door is close to the
passenger or driver, the side impact becomes one of the most fatal accidents to the victim.
In Brazil, bill PLS 307/2008 brings the obligation of lateral protection bars. So, the work
proposes the use of the Structural Safety Device inside the door of the popular vehicles of
monoblock chassis. The device is intended to ensure the integrity of the passenger, so that
the device absorbs the energy of the impact. The guarantee of correct use of the numerical
tool was sought through the validation of results from simple examples taken from the
bibliography. Analytical and computational results were compared using ANSYS textit
Mechanical for implicit dynamics and ANSYS textit LS-DYNA for explicit dynamics. The
results presented a good approximation between them, encouraging the development of
this work. Then, nine analyzes were made varying the geometry, material and thickness of
the structural device. These analyzes followed the conditions of the bibliographical works
that follow the standard FMVSS 214 that regulates lateral crash test in vehicles in the
collision test with rigid pole. In this way, it was possible to verify the reduction of the
intrusion when the door has the device and the influence of the variation of the thickness
in the absorption of energy due to the manufacturing processes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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