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dc.contributor.advisorShzu, Maura Angélica Milfont-
dc.contributor.authorSilva, David Souza da-
dc.identifier.citationSILVA, David Souza da. Análise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateral. 2018. 172 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.pt_BR
dc.description.abstractPretende - se com este trabalho analisar o comportamento de um dispositivo estrutural instalado no veículo ao receber um impacto lateral. Como a porta do veículo dianteira está próxima do passageiro ou condutor, a colisão lateral se torna um dos acidentes mais fatais à vítima. No Brasil, o projeto de lei PLS 307/2008 traz a obrigatoriedade das barras de proteção lateral. Então, o trabalho propõe o uso do Dispositivo de Segurança Estrutural no interior da porta dos veículos populares de chassi monobloco. O dispositivo tem por finalidade assegurar a integridade do passageiro, de forma que o dispositivo absorva a energia do impacto. A garantia do uso correto da ferramenta numérica foi buscada por meio da compreensão de resultados provenientes de exemplos simples retirados da bibliografia. Resultados analíticos e computacionais foram comparados fazendo-se uso do ANSYS Mechanical para dinâmica implícita e do ANSYS LS-DYNA para dinâmica explícita. Os resultados apresentaram uma boa aproximação entre si encorajando o desenvolvimento deste trabalho. Em seguida, foram feitos sete análises variando a geometria, material e espessura do dispositivo estrutural. Essas análises seguiram as condições dos trabalhos da bibliografia que seguem a norma FMVSS 214 que regulamenta "crash test"lateral em veículos no ensaio de colisão com poste rígido. Desta forma, foi possível verificar a redução da intrusão quando a porta possui o dispositivo e a influência da variação da espessura no absorção de energia devido ao processos de fabricação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subject.keywordSegurança veicularpt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - sistemas de segurançapt_BR
dc.subject.keywordDispositivos protetorespt_BR
dc.titleAnálise de impacto por elementos finitos sobre dispositivo estrutural de segurança veicular lateralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-21T10:56:50Z-
dc.date.available2018-06-21T10:56:50Z-
dc.date.submitted2018-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20286-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The aim of this work is to analyze the behavior of a structural device installed in the vehicle when receiving lateral impact. Because the front passenger door is close to the passenger or driver, the side impact becomes one of the most fatal accidents to the victim. In Brazil, bill PLS 307/2008 brings the obligation of lateral protection bars. So, the work proposes the use of the Structural Safety Device inside the door of the popular vehicles of monoblock chassis. The device is intended to ensure the integrity of the passenger, so that the device absorbs the energy of the impact. The guarantee of correct use of the numerical tool was sought through the validation of results from simple examples taken from the bibliography. Analytical and computational results were compared using ANSYS textit Mechanical for implicit dynamics and ANSYS textit LS-DYNA for explicit dynamics. The results presented a good approximation between them, encouraging the development of this work. Then, nine analyzes were made varying the geometry, material and thickness of the structural device. These analyzes followed the conditions of the bibliographical works that follow the standard FMVSS 214 that regulates lateral crash test in vehicles in the collision test with rigid pole. In this way, it was possible to verify the reduction of the intrusion when the door has the device and the influence of the variation of the thickness in the absorption of energy due to the manufacturing processes.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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