Título: | A atuação do pedagogo em ambientes não-formais de educação : o assessoramento a magistrados sobre drogadição no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios –TJDFT |
Autor(es): | Gomes, Aline Lorrane de Sousa |
Orientador(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto: | Educação não-formal Emancipação Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação |
Data de apresentação: | 7-Jul-2017 |
Data de publicação: | 12-Jun-2018 |
Referência: | GOMES, Aline Lorrane de Sousa. A atuação do pedagogo em ambientes não-formais de educação: o assessoramento a magistrados sobre drogadição no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios –TJDFT. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que versa a respeito da atuação do pedagogo em ambientes não-formais de educação, com recorte voltado para o Serviço de Assessoramento a Magistrados sobre Usuários de Drogas – SERUQ, setor pertencente à Secretaria Psicossocial Judiciária – SEPSI do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios – TJDFT. O serviço oferece um acompanhamento psicossocial aos jurisdicionados, encaminhados via acordo judicial, que são autuados no art. 28 da lei 11.343/2006, que tipifica o crime de porte de substâncias entorpecentes ilícitas para consumo pessoal. O acompanhamento consiste em realização de atendimento individual, momento em que o profissional aplica o método de entrevista motivacional, seguindo um protocolo pré-definido que pode ser adaptado à prática do profissional. A equipe é definida como multidisciplinar, uma vez que, é composta por profissionais de diversas ciências: Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, tendo ainda em sua matriz possibilidade para um bacharel em Direito. A atuação é baseada no respeito à autonomia do sujeito, favorecendo momentos de reflexão e possibilitando a transformação de pensamento e emancipação desses indivíduos. Através da observação participante como estagiária de Pedagogia no serviço e entrevista realizada com um dos pedagogos que compõem a equipe, o intuito deste trabalho é identificar como se dá a atuação do pedagogo nesse espaço, as potencialidades e os limites da prática educativa nesse contexto. |
Abstract: | The present work is a qualitative research that deals with the acting of the pedagogue in non-formal education environments, with a clipping regarding the Service of Advice to Magistrates on Drug Users (Serviço de Assessoramento a Magistrados sobre Usuários de Drogas – SERUQ), a sector in the Psychosocial Judicial Secretariat (Secretaria Psicossocial Judiciária – SEPSI) of the Court Of Justice of the Federal District and territories (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e territórios – TJDFT). The service offers a psychosocial accompaniment to those under jurisdiction, forwarded by judicial agreement, which are booked in art. 28 of the Law 11.343 / 2006, that typifies the crime of carrying illicit narcotic substances for personal consumption. The follow-up consists in the accomplishment of individual treatment, when the professional applies the motivational interview method, following a pre-defined protocol that can be adapted to the professional's practice. The team is defined as multidisciplinary, since it is made up of professionals from several sciences: Psychology, Social Service and Pedagogy, yet having in its matrix possibility for Law bachelors. The performance is based on the respect for the autonomy of the subject, favoring moments of reflection and enabling the transformation of thinking and emancipation of those individuals. Through the observation as participant and trainee of Pedagogy in the service and an interview conducted with one of the pedagogues that make up the team, the purpose of this work is to identify how the pedagogical performance takes place in this space, the potentialities and limits of educational practice in this context. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|