Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Mariano, Amanda de Oliveira Machado | - |
dc.identifier.citation | MARIANO, Amanda de Oliveira Machado. Afetividade na educação infantil. 2016. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O interesse em investigar “a afetividade na educação infantil” suscitou de estudos realizados
quando cursei as Disciplinas Projeto 3 e Projeto 4. Esta última referente aos estágios
supervisionados desenvolvidos durante minha formação neste curso fazendo, assim, com que
analisasse o quanto essa categoria é essencial para a formação das crianças. O estudo tem
como finalidade refletir sobre a importância da afetividade para a formação da criança da
Educação Infantil. A metodologia empregada neste estudo pautou na pesquisa qualitativa a
partir da observação participante, de entrevista (com professores e alunos) e pesquisa
bibliográfica. A pesquisa ocorreu numa escola privada de Brasília durante o ano de 2015. Ali
se vivenciou o estágio (Projeto 4 - fases 1 e 2) onde coletou-se dados diversos no intuito de
conhecer um pouco do cotidiano daquele ambiente e atender ao objetivo da pesquisa. As
observações participantes focalizaram o desempenho das crianças no ambiente escolar em
nível de Educação Infantil, registrando-se através de “Diário de Bordo”, todas as observações
e práticas desenvolvidas durante o período. A fundamentação teórica foi baseada em alguns
teóricos tais como Piaget (2004); Vigotski (2008); La Taille (1992); Oliveira (2001), Silva
(2002), dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que o afeto está sempre presente na
relação entre professor e alunos, alunos e alunos. E as práticas pedagógicas, de base construtivista,
têm sido permeadas de afeto possibilitando, pela ludicidade, aprender brincando e numa relação
de afeto pautada pelo respeito e valorização do outro. Portanto entendemos que o afeto se
configura como o ato sensível do processo educativo, seja no ambiente escolar ou não escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Afetividade na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-11T15:45:34Z | - |
dc.date.available | 2018-06-11T15:45:34Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20253 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The interest in investigating "affectivity in early childhood education" raised studies when I
attended the Disciplines Project 3 and Project 4. The latter refers to the supervised training
developed during my training in this course doing so, with to analyze how this category is
essential for the formation of children. The study aims to reflect on the importance of
affection for the education of children of early childhood education. The methodology used in
this study was guided in qualitative research from participant observation, interview (with
teachers and students) and literature. The research took place at a private school in Brasilia
during the year 2015. There he experienced the stage (Project 4 - phases 1 and 2) which is
collected various data in order to know a little everyday that environment and meet the
objective of the research . Participating observations focused on the performance of children
at school level of Early Childhood Education, registering through "Diary", all observations
and practices developed during the period. The theoretical framework was based on some
theorists such as Piaget (2004); Vigotski (2008); La Taille (1992); Oliveira (2001), Silva
(2002), among others. The results show that affection is always present in the relationship
between teacher and students, students and students. And the pedagogical practices of
constructivist basis have been permeated with affection mediated playfulness with learning
and playing a love relationship based on respect and appreciation of the other. Therefore, we
believe that the affection is configured as the sensible act of educational work, whether in
school or non-school environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|