Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarcosAntonioAndradedaCosta.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança de tecnologia da informação : práticas adotadas pela Coordenação de Tecnologia da Informação
Autor(es): Costa, Marcos Antônio Andrade da
Orientador(es): Santos, Rildo Ribeiro dos
Assunto: Tecnologia da informação
Governança corporativa
Data de apresentação: 7-Jul-2011
Data de publicação: 29-Set-2011
Referência: COSTA, Marcos Antônio Andrade da. Governança de tecnologia da informação: práticas adotadas pela Coordenação de Tecnologia da Informação. 2011. 63 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A tecnologia da informação tem revolucionado o mundo corporativo, e o uso de computadores e de sistemas informatizados atinge todos os níveis organizacionais, possibilitando, às organizações, a melhoria de processos e o aumento de produtividade. Esse apoio proporcionado pela Tecnologia da Informação (TI) requer, da organização, investimentos e atenção especial às armadilhas e aos desafios existentes. A organização, por sua vez, espera da TI, não apenas o desenvolvimento e a manutenção dos serviços oferecidos, mas a adequada aplicação dos recursos investidos, o alinhamento com os objetivos organizacionais, o gerenciamento dos riscos envolvidos, assim como a capacidade de mensuração de sua performance. Dessa forma, o dispêndio de esforços na implantação de práticas, de regras e de metodologias de governança de TI acarretaria, sem dúvida, custos menores para as organizações que a manutenção de uma área de TI sem controle. No contexto da administração pública, diversos movimentos, como a criação da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação — cujo objetivo é disciplinar a governança de TI — e da Secretaria de Logística e Tecnologia da informação — responsável por regulamentar o processo de compras e de contratações dos serviços de TI —, têm mostrado aos gestores de órgãos públicos a necessidade de profissionalização do setor de TI. Foi analisado, por meio de estudo de caso aplicado, a governança de TI à luz da metodologia Control Objectives for Information and related Technology (COBIT), na Coordenação de Tecnologia da Informação do Departamento de Polícia Federal. Os 34 processos de governança descritos no COBIT foram separados em 6 diferentes atributos, e respondido por servidores com conhecimento na área de TI. Conclui-se que na Coordenação de Tecnologia da Informação os esforços estão sendo desprendidos para uma melhoria da governança de TI, os níveis de governança desses processos se comparados a estudos anteriores elevou-se, porém ainda classificam-se como repetitivos e intuitivos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons