Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2023
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JulianaASantana.pdf822,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da inadimplência na eficiência dos bancos brasileiros
Autor(es): Santana, Juliana Almeida
Orientador(es): Gartner, Ivan Ricardo
Assunto: Bancos
Eficiência organizacional
Data de apresentação: 8-Jul-2011
Data de publicação: 29-Set-2011
Referência: SANTANA, Juliana Almeida. Impacto da inadimplência na eficiência dos bancos brasileiros. 2011. 68 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A mensuração da eficiência bancária tem sido objeto de muitos estudos nos últimos anos, em várias partes do mundo e no Brasil. No entanto, verificam-se poucos estudos que relacionam a inadimplência da carteira de crédito das instituições financeiras e o desempenho da mesma. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo verificar se existe relação funcional entre créditos inadimplentes e eficiência bancária. Para avaliar o desempenho bancário utilizou-se a Análise Envoltória de Dados (DEA), orientada ao produto, por meio da abordagem da intermediação financeira foram escolhidos três inputs (fundos captados, despesas operacionais e capital) e três outputs (receitas de intermediação financeira, operações de crédito e investimentos). O escore sob a hipótese dos retornos variáveis à escala mostrou-se mais consistente com a realidade bancária brasileira. O resultado do modelo DEA foi analisado por meio do modelo de regressão Tobit, no qual o vetor eficiência é a variável explicada no modelo, a inadimplência e variáveis dummy (porte, tipo de controle, tipo de capital e segmento de atuação) são as variáveis explicativas. No estudo foram testadas várias especificações para o modelo Tobit, com o intuito de identificar qual relação funcional explica melhor o impacto da inadimplência sobre a eficiência bancária. Os resultados mostraram uma relação funcional quadrática entre as duas variáveis, no entanto não foi possível obter significância estatística para comprovar esse resultado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons