Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20192
Título: | Ensino de música para crianças : reflexões e proposta pedagógica |
Autor(es): | Almeida, Gerciel da Silva |
Orientador(es): | Narita, Flávia Motoyama |
Assunto: | Musicalização Música e crianças Música - instrução e estudo |
Data de apresentação: | 8-Dez-2017 |
Data de publicação: | 29-Mai-2018 |
Referência: | ALMEIDA, Gerciel da Silva. Ensino de música para crianças: reflexões e proposta pedagógica. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho busca refletir sobre minhas práticas pedagógicas como professor de música, procurando identificar quais características tornam uma aula de música musical, enfatizando criatividade, expressividade e fluência musical. As aulas de música devem promover a compreensão do discurso musical como um todo, e não apenas de elementos musicais descontextualizados. Os eixos norteadores destas reflexões são os princípios de educação musical, propostos por Swanwick (2003), e os documentos legais que tratam da educação infantil. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta de atividade musical voltada para a musicalização infantil, que representa a síntese das reflexões aqui contidas. |
Abstract: | This work is a reflection on my pedagogical practices as a music teacher. I try to identify what makes music lessons musical, emphasizing creativity, expressiveness and musical fluency. Music lessons should promote understanding of musical discourse as a whole, not an experience of decontextualized musical elements. The guiding basis off these reflections is the principles of music education, proposed by Swanwick (2003), and legal documents dealing with Infant Education. I also present a suggestion of a music activity for early childhood music education as a product of my reflections. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017. |
Aparece na Coleção: | Música
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons