Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GercielDaSilvaAlmeida_tcc.pdf4 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNarita, Flávia Motoyama-
dc.contributor.authorAlmeida, Gerciel da Silva-
dc.identifier.citationALMEIDA, Gerciel da Silva. Ensino de música para crianças: reflexões e proposta pedagógica. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca refletir sobre minhas práticas pedagógicas como professor de música, procurando identificar quais características tornam uma aula de música musical, enfatizando criatividade, expressividade e fluência musical. As aulas de música devem promover a compreensão do discurso musical como um todo, e não apenas de elementos musicais descontextualizados. Os eixos norteadores destas reflexões são os princípios de educação musical, propostos por Swanwick (2003), e os documentos legais que tratam da educação infantil. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta de atividade musical voltada para a musicalização infantil, que representa a síntese das reflexões aqui contidas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMusicalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica e criançaspt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.titleEnsino de música para crianças : reflexões e proposta pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-29T15:32:34Z-
dc.date.available2018-05-29T15:32:34Z-
dc.date.submitted2017-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20192-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is a reflection on my pedagogical practices as a music teacher. I try to identify what makes music lessons musical, emphasizing creativity, expressiveness and musical fluency. Music lessons should promote understanding of musical discourse as a whole, not an experience of decontextualized musical elements. The guiding basis off these reflections is the principles of music education, proposed by Swanwick (2003), and legal documents dealing with Infant Education. I also present a suggestion of a music activity for early childhood music education as a product of my reflections.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons