Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Narita, Flávia Motoyama | - |
dc.contributor.author | Almeida, Gerciel da Silva | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Gerciel da Silva. Ensino de música para crianças: reflexões e proposta pedagógica. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca refletir sobre minhas práticas pedagógicas como professor de música, procurando identificar quais características tornam uma aula de música musical, enfatizando criatividade, expressividade e fluência musical. As aulas de música devem promover a compreensão do discurso musical como um todo, e não apenas de elementos musicais descontextualizados. Os eixos norteadores destas reflexões são os princípios de educação musical, propostos por Swanwick (2003), e os documentos legais que tratam da educação infantil. Ao final deste trabalho é apresentada uma proposta de atividade musical voltada para a musicalização infantil, que representa a síntese das reflexões aqui contidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musicalização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música e crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.title | Ensino de música para crianças : reflexões e proposta pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-29T15:32:34Z | - |
dc.date.available | 2018-05-29T15:32:34Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20192 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is a reflection on my pedagogical practices as a music teacher. I try to identify what makes music lessons musical, emphasizing creativity, expressiveness and musical fluency. Music lessons should promote understanding of musical discourse as a whole, not an experience of decontextualized musical elements. The guiding basis off these reflections is the principles of music education, proposed by Swanwick (2003), and legal documents dealing with Infant Education. I also present a suggestion of a music activity for early childhood music education as a product of my reflections. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|