Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2012
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LarissaAdeCarvalho.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Responsabilidade social em empreendimentos de construção civil no Distrito Federal : análise das ações e dificuldades de implementação
Autor(es): Carvalho, Larissa Araújo de
Orientador(es): Costa, Helena Araújo
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Construção civil
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 27-Set-2011
Referência: CARVALHO, Larissa Araújo de. Responsabilidade social em empreendimentos de construção civil no Distrito Federal: análise das ações e dificuldades de implementação. 2011. 85 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: No contexto da sustentabilidade empresarial a maioria dos estudos foca as ações que devem ser realizadas, os conceitos que devem ser aplicados e as mudanças organizacionais e culturais necessárias para se adaptar a empresa. No entanto, pouco se estuda sobre as dificuldades e barreiras enfrentadas por essas empresas para se alcançar a sustentabilidade. Portanto, este estudo tem o objetivo de identificar as principais barreiras que dificultam ou inviabilizam a efetiva realização de ações de sustentabilidade na construção dos dois empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias em Brasília: Brisas do Lago e Jardins Mangueiral; um empreendimento de luxo e outro de baixa renda. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram obtidos dados primários por meio de entrevistas semi-estruturadas e dados secundários por meio de documentos disponibilizados pela empresa. Constatou-se que cada empreendimento traça seu próprio programa de sustentabilidade de acordo com sua realidade, no entanto, as principais dificuldades apontadas nos dois empreendimentos foram similares. As barreiras de maior impacto foram as culturais, entre os empreendimentos e os funcionários subcontratados, a dificuldade de encontrar fornecedores adequados ao modelo de sustentabilidade e a falta de demanda de ações de sustentabilidade por parte dos clientes. Verificaram-se também as dificuldades originadas das limitações orçamentárias, já que um empreendimento é de luxo e outro de baixa renda.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2012
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons