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https://bdm.unb.br/handle/10483/20079
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2017_AlessandroRodriguesdeSousa.pdf | 12,16 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Jogos didáticos no ensino de química : jogo de cartas para abordar a tabela periódica no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Júlio Cesar Teodoro |
Autor(es): | Sousa, Alessandro Rodrigues de |
Orientador(es): | Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza |
Assunto: | Química - estudo e ensino Educação do campo Ensino médio Jogos educativos |
Data de apresentação: | 6-Dez-2017 |
Data de publicação: | 10-Mai-2018 |
Referência: | SOUSA, Alessandro Rodrigues de. Jogos didáticos no ensino de química: jogo de cartas para abordar a tabela periódica no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Júlio Cesar Teodoro. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017. |
Resumo: | Este trabalho fez um levantamento dos jogos didáticos no ensino de química, a partir de um jogo de cartas abordando a tabela periódica. Jogos podem ser utilizados em sala de aula com o objetivo de possibilitar o aprendizado e o entendimento do conteúdo de química. Portanto, o jogo é um instrumento pedagógico que no ambiente escolar pode proporcionar a apropriação de conhecimento despertado nos educandos o interesse pela matéria de química e possibilitando uma maior aproximação entre o educador e o educado. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo didático QUIMSURPRESA para avaliar o interesse dos estudantes pela matéria de química e o mesmo foi aplicado aos educandos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Júlio Cesar Teodoro, que atende a comunidade Canabrava, na cidade de Flores de Goiás. Os resultados indicaram que a falta de motivação pela química por parte dos educandos, Pode ser consequência deles não terem aulas praticas, ou então, pelo fato dos educadores não desenvolvem o planejamento de aulas diferentes para mudar o cotidiano de apenas aplicar conteúdo. Portanto, a utilização de jogo pode auxiliar o ensino. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza |
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