Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20079
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlessandroRodriguesdeSousa.pdf12,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Priscilla Coppola de Souza-
dc.contributor.authorSousa, Alessandro Rodrigues de-
dc.identifier.citationSOUSA, Alessandro Rodrigues de. Jogos didáticos no ensino de química: jogo de cartas para abordar a tabela periódica no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Júlio Cesar Teodoro. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho fez um levantamento dos jogos didáticos no ensino de química, a partir de um jogo de cartas abordando a tabela periódica. Jogos podem ser utilizados em sala de aula com o objetivo de possibilitar o aprendizado e o entendimento do conteúdo de química. Portanto, o jogo é um instrumento pedagógico que no ambiente escolar pode proporcionar a apropriação de conhecimento despertado nos educandos o interesse pela matéria de química e possibilitando uma maior aproximação entre o educador e o educado. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo didático QUIMSURPRESA para avaliar o interesse dos estudantes pela matéria de química e o mesmo foi aplicado aos educandos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Júlio Cesar Teodoro, que atende a comunidade Canabrava, na cidade de Flores de Goiás. Os resultados indicaram que a falta de motivação pela química por parte dos educandos, Pode ser consequência deles não terem aulas praticas, ou então, pelo fato dos educadores não desenvolvem o planejamento de aulas diferentes para mudar o cotidiano de apenas aplicar conteúdo. Portanto, a utilização de jogo pode auxiliar o ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.titleJogos didáticos no ensino de química : jogo de cartas para abordar a tabela periódica no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Júlio Cesar Teodoropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T12:17:24Z-
dc.date.available2018-05-10T12:17:24Z-
dc.date.submitted2017-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20079-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons