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dc.contributor.advisorSouza, Tatiana Yokoy de-
dc.contributor.authorCosta, Gabrielle Sabrine Pires-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabrielle Sabrine Pires. Um estudo exploratório sobre o papel do pedagogo na Socioeducação. 2017. ix, 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA política regulatória do sistema socioeducativo brasileiro privilegia o caráter pedagógico sobre o caráter sancionatório das Medidas Socioeducativas, bem como apresenta propostas, de fato, otimistas para o enfrentamento de situações de violência que envolvem adolescentes autores de ato infracional. A ação socioeducativa se refere à Medida Socioeducativa em si (referente ao passado e priorizando a lei e a reparação dos danos sociais) e ao atendimento socioeducativo (orientado ao futuro, em que se busca a construção de novas perspectivas de vida para o adolescente socioeducando e sua família). O atendimento socioeducativo conta com a atuação de equipes multidisciplinares, com objetivo de promover a co-construção de projetos de vida e de novas trajetórias de desenvolvimento, divergentes da trajetória infracional.As equipes costumam ser compostas por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, profissionais do Direito e agentes socioeducativos. Entretanto, a atuação do pedagogo permanece ainda um grande desafio no cotidiano do atendimento, considerando as especificidades de atuação de cada profissional nestas equipes. Neste contexto interdisciplinar de atuação, o papel do profissional da Pedagogia costuma ser confundido com o papel dos demais profissionais especializados, especialmente, com psicólogos e assistentes sociais. Em virtude da escassez de recursos humanos, frequentemente verificada no sistema socioeducativo nacional, o atendimento interdisciplinar tem se reduzido ao atendimento realizado por um único técnico de referência, independentemente da sua formação profissional. Deste modo, a prática do pedagogo no atendimento socioeducativo continua um tema a ser melhor problematizado. Nesse sentido, este Trabalho Final de Conclusão de Curso apresenta um estudo exploratório que tem como objetivo analisar o papel do profissional da Pedagogia nos campo da Socioeducação, a partir das significações construídas pela equipe multiprofissional de uma Unidade de Atendimento em Meio Aberto no Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes infratorespt_BR
dc.subject.keywordMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subject.keywordUnidades de Atendimento em Meio Aberto (UAMA)pt_BR
dc.titleUm estudo exploratório sobre o papel do pedagogo na Socioeducaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-09T12:36:16Z-
dc.date.available2018-05-09T12:36:16Z-
dc.date.submitted2017-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20065-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The regulatory policy of the Brazilian socio-educational system favors the pedagogical character on the sanctioning character of socio-educational measures, as well as presents proposals, in fact, optimistic for confronting situations of violence involving teenagers who commit an infringement. The socio-educational action takes place in two spheres: the socio-educational measure in itself, related to the past and prioritizing the law and redress of social damages; and the attendance socio-educational, future-oriented, in which one seeks the construction of new perspectives of life for the teenager and its family. The socio-educational service counts on the performance of multidisciplinary teams, aiming to promote the co-construction of life projects and new developmental trajectories, divergent from the infraction trajectory. The crews are usually composed of psychologists, pedagogues, social workers, legal professionals and socio-educational agents. , the pedagogue's performance remains a major challenge in the daily attendance, considering the specific characteristics of each professional in these crews. In this interdisciplinary context of professional performance, the role of the pedagogy professional it's usually confused with the role of other specialized professionals, especially with psychologists and social workers. Due to the shortage of human resources, often verified in the national socio-educational system, the interdisciplinary attendance has been reduced to the attendance performed by a single reference technician, regardless of their professional training. Thus, the practice of the pedagogue in the socio-educational service remains challenging. In this sense, this final course assignment presents an exploratory study that aims to analyze the role of the Pedagogy professional in the field of Socioeducation, based on the meanings built by the multiprofessional crew of an Open Service Unit in the Federal District.pt_BR
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