Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Silva, Paloma Pereira da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paloma Pereira da. A autonomia da criança na educação infantil: como a prática pedagógica contribui para sua construção. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Autonomia vem do grego e significa governar-se a si próprio. É o que faz o indivíduo tomar as suas próprias decisões. Diante desta proposição e partir de uma experiência pessoal/profissional, este estudo tem como objetivo compreender a prática pedagógica do professor de Educação Infantil e sua contribuição para a construção da autonomia na criança. A metodologia, de natureza qualitativa, pautou-se em levantamento bibliográfico acerca do assunto, aplicação de um questionário on-line para professoras da educação infantil e Análise de Discurso. Os resultados apontam que a função do professor na creche, frente ao desenvolvimento da autonomia infantil, deve ser de organizar seu trabalho de forma a oferecer situações concretas de vivência cotidianas da rotina escolar e social da criança de modo a lhes propiciar o exercício da autonomia. Consideramos a relevância deste trabalho por suscitar reflexão e debate sobre o tema entre estudantes e profissionais da área da Educação Infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A autonomia da criança na educação infantil : como a prática pedagógica contribui para sua construção | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T13:14:00Z | - |
dc.date.available | 2018-05-04T13:14:00Z | - |
dc.date.submitted | 2018-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20048 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The word autonomy is derived from Greek and the meaning of wich is to govern oneself. That does the individual make your owen decisions. Taking into account and a personal and professional experience, this study aims to understand the pedagogic practice of a Child Education, and how wich this contributes to construction of autonomy for children between 0 and 3 years old. The methodology of this research is qualitative, and it was based on a bibliographic survey, application of online quiz directed for a Child Education teacher, and speech analysis. The results indicates that the teacher role in child day care associated with a child autonomy should be clearly a preoccupation in develop concrete situations of everyday life at school and the child’s social life. Because wich will provide a autonomy exercise furthermore this us arch, in short wich is very relevant to stimulate reflection and debate on the subject among students and professionals in the are of Early Child hood Education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|